-
Procissão e Cortejo Náutico Nossa Sra da Guia na cidade da Horta - 30 de Julho, 2024
-
Fecho da quota de pesca de Atum-Patudo - 8 de Maio, 2024
-
Aviso de fecho da quota de bycatch de Atum Rabilho - 8 de Maio, 2024
-
Capturas acessórias de atum patudo - 26 de Abril, 2024
-
Restrições ao exercício da pesca dirigida ao atum-patudo - 26 de Abril, 2024
-
Fecho da quota de Atum Rabilho - 18 de Abril, 2024
-
Pescadores dos Açores estão preocupados com novas áreas marinhas protegidas e pedem revisão - 31 de Agosto, 2023
-
Semana do Mar 2023: Cortejo Náutico Nossa Senhora da Guia - 4 de Agosto, 2023
-
Fecho da quota do Espadarte - 7 de Junho, 2023
-
Fecho da pesca de Atum Patudo - 2 de Junho, 2023
Baleeiro açoriano homenageado como pioneiro da colonização de Vancouver, Canadá
Os canadianos homenageiam hoje em Vancouver o baleeiro açoriano Joe Silvey, um dos pioneiros da colonização da costa ocidental e considerado um exemplo de miscigenação e tolerância.
A cerimónia consiste no descerrar de uma estátua de cinco metros que homenageia José Silva, que partiu da ilha do Pico em 1860 e foi dos primeiros ocidentais a instalar-se na zona onde fica a atual Vancouver.
A memória histórica do português está diretamente relacionada com o respeito dos povos indígenas, já que Joe Silvey foi um dos defensores das populações locais no contexto da corrida ao ouro na zona e casou com duas índias.
O monumento, localizado em Stanley Park, um espaço perto da zona portuguesa de Vancouver, foi concebido pelo bisneto de Silvey, o escultor Luke Marston, e inclui a estátua do baleeiro açoriano e das suas duas mulheres nativas, sobre uma calçada portuguesa, para fazer a ligação ao país de origem.
O percurso de Joe Silvey é a partir de hoje parte integrante do emblemático parque de Vancouver, uma das zonas turísticas nobres da cidade, que recebe anualmente, cerca de 2,5 milhões de visitantes.
O financiamento para o projeto incluiu contribuições governamentais tanto canadianas como portuguesas, dos Povos das Primeiras Nações, da família de Silvey, através de Luke Marston.
Mais recentemente, a cidade de Vancouver e o conselho do Parque de Vancouver associaram-se ao financiamento da obra.
Na Colúmbia Britânica, vivem cerca de 30 mil portugueses e luso-canadianos, a grande maioria em Vancouver e arredores, existindo também importantes comunidades em Kitimat e no vale do Okanagan.
Fonte: Açoriano Oriental