Social
Campanha de sensibilização “O Pescado Certo” leva crianças à lota de São Mateus

Campanha de sensibilização “O Pescado Certo” leva crianças à lota de São Mateus

O Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia afirmou hoje que “é preciso passar a mensagem nas escolas de que o peixe dos Açores é o melhor do mundo e que deve ser consumido numa dieta equilibrada”.

Fausto Brito e Abreu, que falava, na Terceira, à margem do lançamento da campanha ‘O Pescado Certo – Tamanhos Mínimos de Sustentabilidade’, frisou, no entanto, que “o cumprimento dos tamanhos mínimos de captura é importante para a conservação dos nossos stocks pesqueiros”.

O lançamento desta campanha assinalou o Dia Mundial da Criança, numa iniciativa que levou à lota de São Mateus cerca de cinco dezenas de crianças da Escola Básica e Jardim de Infância de São Mateus.

Durante esta atividade foram distribuídas réguas com os tamanhos mínimos de captura e períodos de defeso de espécies do Mar dos Açores, com as quais os alunos puderam fazer um exercício de medição e pesagem de pescado, tendo também sido feita uma simulação de compra em lota pelas crianças.

Esta campanha inseriu-se no projeto ‘A Escola Vai à Pesca’, uma iniciativa da Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia, em parceria com a Lotaçor, e com a colaboração da Direção Regional da Educação.

Para além das boas condições ecológicas e das “águas muito limpas”, o Secretário Regional do Mar, apontou a pesca artesanal, baseada em artes seletivas, como um fator importante para a Região ter um peixe que “deve ser valorizado pelo consumidor consciente”.

“O peixe dos Açores é pescado essencialmente de linha e anzol, não é produto de uma pesca industrial com redes de cerco ou arrasto”, disse Brito e Abreu, frisando que “este tipo de artes de pesca é parte da nossa identidade cultural”.

Nesse sentido, o governante apelou ao consumo de peixe dos Açores, frisando que “há espaço para valorizar mais” o peixe capturado no arquipélago e promovê-lo “dentro e fora da Região”.

Por isso, salientou, “o Governo dos Açores está a fazer estas campanhas que pretendem incentivar o consumo de peixe nas escolas”.

De acordo com o Secretário Regional do Mar, “as crianças podem desempenhar um papel importante de mensageiros, junto dos mais velhos, na sensibilização para o consumo sustentável de pescado”.

Esta e outras ações em curso, em diversas ilhas, enquadram-se no Plano ‘Melhor Pesca, Mais Rendimento – Medidas Estratégicas para o Setor da Pesca dos Açores’, que prevê campanhas para promoção do consumo sustentável de pescado em escolas e outras instituições.

Fonte: GaCS

Deixe um Comentário