-
Procissão e Cortejo Náutico Nossa Sra da Guia na cidade da Horta - 30 de Julho, 2024
-
Fecho da quota de pesca de Atum-Patudo - 8 de Maio, 2024
-
Aviso de fecho da quota de bycatch de Atum Rabilho - 8 de Maio, 2024
-
Capturas acessórias de atum patudo - 26 de Abril, 2024
-
Restrições ao exercício da pesca dirigida ao atum-patudo - 26 de Abril, 2024
-
Fecho da quota de Atum Rabilho - 18 de Abril, 2024
-
Pescadores dos Açores estão preocupados com novas áreas marinhas protegidas e pedem revisão - 31 de Agosto, 2023
-
Semana do Mar 2023: Cortejo Náutico Nossa Senhora da Guia - 4 de Agosto, 2023
-
Fecho da quota do Espadarte - 7 de Junho, 2023
-
Fecho da pesca de Atum Patudo - 2 de Junho, 2023
Cine’Eco|Seia – Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela no Faial
O Cine’Eco|Seia – Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela, é o único festival de cinema, em Portugal, dedicado à temática ambiental, no seu sentido mais abrangente.
Realiza-se em Seia anualmente, em Outubro, e de forma ininterrupta desde 1995, por iniciativa do Município de Seia. O Festival, que em 2014 completou 2 décadas de existência, procura promover novas ideias e acções através do audiovisual, para fazer refletir o público sobre as questões ambientais.
Numa iniciativa conjunta do Observatório do Mar dos Açores (OMA), e do Festival Cine’Eco|Seia, com a colaboração da Biblioteca Pública e Arquivo Regional João José da Graça (BPARJJG) e do Fazendo, e à semelhança de 2013 e 2014, arranca no Faial, no dia 12 de Março, a extensão da edição de 2014 deste Festival nos Açores, com a exibição do filme vencedor do Grande Prémio Ambiente 2014 “Última Chamada. O Que Ainda Não Foi Contado Sobre a Crise Global” (Last Call — the untold reasons of the global crisis), de Enrico Cerasuolo, Itália, 2014. Depois deste arranque estão agendadas sessões semanais, com entrada livre, à quinta-feira, pelas 21:30h, no auditório da BPARJJG, até ao dia 4 de Junho.
Não decorrerá apenas no Faial esta extensão do Cine’Eco|Seia. A programação será apresentada em simultâneo na Terceira e em São Miguel. Na Terceira, em Angra do Heroísmo, em colaboração com o Cineclube da Ilha Terceira, o Observatório do Ambiente dos Açores, o grupo de Teatro “O Alpendre”, a Associação Cultural Burra de Milho e a Oficina d’Angra, com as sessões repartidas pelos espaços destes três últimos parceiros. Em São Miguel as sessões dividem-se entre a Lagoa, no auditório do ExpoLab, e Ponta Delgada, no Cine Solmar, numa parceria com o 9500 Cineclube e o Expolab.
Fonte: OMA