-
Procissão e Cortejo Náutico Nossa Sra da Guia na cidade da Horta - 30 de Julho, 2024
-
Fecho da quota de pesca de Atum-Patudo - 8 de Maio, 2024
-
Aviso de fecho da quota de bycatch de Atum Rabilho - 8 de Maio, 2024
-
Capturas acessórias de atum patudo - 26 de Abril, 2024
-
Restrições ao exercício da pesca dirigida ao atum-patudo - 26 de Abril, 2024
-
Fecho da quota de Atum Rabilho - 18 de Abril, 2024
-
Pescadores dos Açores estão preocupados com novas áreas marinhas protegidas e pedem revisão - 31 de Agosto, 2023
-
Semana do Mar 2023: Cortejo Náutico Nossa Senhora da Guia - 4 de Agosto, 2023
-
Fecho da quota do Espadarte - 7 de Junho, 2023
-
Fecho da pesca de Atum Patudo - 2 de Junho, 2023
Comissão das Pescas do Parlamento Europeu visita os Açores
Uma delegação da Comissão das Pescas do Parlamento Europeu visitará os Açores de 7 a 10 de Abril para um conjunto de encontros com entidades públicas regionais e com o setor das pescas açoriano.
A visita resulta de uma proposta do eurodeputado Ricardo Serrão Santos, que é membro desta Comissão e que tem sido neste âmbito responsável por importantes relatórios.
A delegação visitará as ilhas de São Miguel, Faial e Pico onde os eurodeputados, para além de serem recebidos em audiência pelo Presidente do Governo dos Açores que é também Presidente da Conferencia das Regiões Periféricas e Marítimas da Europa, reunirão com as Associações do setor. Os parlamentares europeus terão ainda oportunidade de visitar o Porto de Rabo de Peixe e a fábrica da Cofaco. Na ilha do Faial a comitiva irá visitar o Departamento de Oceanografia e Pescas da Universidade dos Açores, onde serão apresentadas diversas comunicações sobre a situação do Nordeste Atlântico. Já na Ilha do Pico a comitiva reunirá com a Federação das Pescas dos Açores e visitará o Museu dos Baleeiros.
Estas visitas constituem oportunidades privilegiadas quer para trocar pontos de vista acerca das acções conduzidas pelas instituições europeias quer para dar a conhecer a realidade açoriana das pescas proporcionando, por esta via, aos eurodeputados um conhecimento mais detalhado das especificidades açorianas.
A delegação abordará temas relacionados com os profissionais das pescas, a administração do mar nos Açores, a indústria pesqueira, a gestão e avaliação dos mananciais e o ambiente marinho. Constituirá também uma boa oportunidade para que a fileira açoriana do pescado e as instituições ligadas à investigação possam enfatizar outros aspetos que considerem relevantes.
Do programa constam também encontros com a Presidente da Assembleia Legislativa dos Açores, com o Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia, e uma reunião de trabalho com as Comissões de Economia e dos Assuntos Parlamentares, Ambiente e Trabalho da Assembleia Legislativa dos Açores.
Realça-se também que esta delegação constitui uma forma de dar a conhecer as potencialidades turísticas dos Açores nomeadamente ao nível do turismo costeiro.
Fonte: Açores 9