-
Paulo Estêvão – “Transporte marítimo tem modelo caótico” - 6 minutos atrás
-
Açores – Que Modelo Logístico? - 35 minutos atrás
-
FUNDOPESCA começa a ser pago a 515 profissionais da pesca açorianos terça-feira - acerca de 1 hora atrás
-
Família com covid-19 vítima de intoxicação tratada em câmara hiperbárica da Marinha - 19 Janeiro, 2021
-
Fragata Vasco da Gama comemora 30 anos ao serviço da Marinha e de Portugal - 19 Janeiro, 2021
-
Salvas 54 vidas no mar dos Açores em 2020 - 19 Janeiro, 2021
-
Reposição de combustível no Corvo gera discordâncias entre o governo e a EDA - 19 Janeiro, 2021
-
Lara Martinho defende desburocratização dos fundos europeus de pesca - 19 Janeiro, 2021
-
Vende-se jangada para 6 pessoas com suporte por 650 euros - 19 Janeiro, 2021
-
Francisco Furtado especialista em transportes diz que lhe faz confusão como se debate o tema na Região - 18 Janeiro, 2021
Comissão das Pescas do Parlamento Europeu visita os Açores
Uma delegação da Comissão das Pescas do Parlamento Europeu visitará os Açores de 7 a 10 de Abril para um conjunto de encontros com entidades públicas regionais e com o setor das pescas açoriano.
A visita resulta de uma proposta do eurodeputado Ricardo Serrão Santos, que é membro desta Comissão e que tem sido neste âmbito responsável por importantes relatórios.
A delegação visitará as ilhas de São Miguel, Faial e Pico onde os eurodeputados, para além de serem recebidos em audiência pelo Presidente do Governo dos Açores que é também Presidente da Conferencia das Regiões Periféricas e Marítimas da Europa, reunirão com as Associações do setor. Os parlamentares europeus terão ainda oportunidade de visitar o Porto de Rabo de Peixe e a fábrica da Cofaco. Na ilha do Faial a comitiva irá visitar o Departamento de Oceanografia e Pescas da Universidade dos Açores, onde serão apresentadas diversas comunicações sobre a situação do Nordeste Atlântico. Já na Ilha do Pico a comitiva reunirá com a Federação das Pescas dos Açores e visitará o Museu dos Baleeiros.
Estas visitas constituem oportunidades privilegiadas quer para trocar pontos de vista acerca das acções conduzidas pelas instituições europeias quer para dar a conhecer a realidade açoriana das pescas proporcionando, por esta via, aos eurodeputados um conhecimento mais detalhado das especificidades açorianas.
A delegação abordará temas relacionados com os profissionais das pescas, a administração do mar nos Açores, a indústria pesqueira, a gestão e avaliação dos mananciais e o ambiente marinho. Constituirá também uma boa oportunidade para que a fileira açoriana do pescado e as instituições ligadas à investigação possam enfatizar outros aspetos que considerem relevantes.
Do programa constam também encontros com a Presidente da Assembleia Legislativa dos Açores, com o Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia, e uma reunião de trabalho com as Comissões de Economia e dos Assuntos Parlamentares, Ambiente e Trabalho da Assembleia Legislativa dos Açores.
Realça-se também que esta delegação constitui uma forma de dar a conhecer as potencialidades turísticas dos Açores nomeadamente ao nível do turismo costeiro.
Fonte: Açores 9