-
Procissão e Cortejo Náutico Nossa Sra da Guia na cidade da Horta - 30 de Julho, 2024
-
Fecho da quota de pesca de Atum-Patudo - 8 de Maio, 2024
-
Aviso de fecho da quota de bycatch de Atum Rabilho - 8 de Maio, 2024
-
Capturas acessórias de atum patudo - 26 de Abril, 2024
-
Restrições ao exercício da pesca dirigida ao atum-patudo - 26 de Abril, 2024
-
Fecho da quota de Atum Rabilho - 18 de Abril, 2024
-
Pescadores dos Açores estão preocupados com novas áreas marinhas protegidas e pedem revisão - 31 de Agosto, 2023
-
Semana do Mar 2023: Cortejo Náutico Nossa Senhora da Guia - 4 de Agosto, 2023
-
Fecho da quota do Espadarte - 7 de Junho, 2023
-
Fecho da pesca de Atum Patudo - 2 de Junho, 2023
Conselho de Pescas da EU e Parlamento Europeu chegam a acordo relativamente aos futuros subsídios das pescas da UE
Bruxelas – O Conselho de Pescas da União Europeia e o Parlamento Europeu alcançaram hoje um acordo em relação ao futuro Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e das Pescas. O FEAMP disponibilizará cerca de 6,5 mil milhões de euros entre 2014 e 2020, para apoiar o setor das pescas da UE e as respetivas políticas marítimas. Será decisivo na implementação da reformada Política Comum das Pescas, ou PCP, incluindo para os seus objetivos de pôr fim à sobrepesca na UE e de recuperação das unidades populacionais de peixes.
“O acordo final entre o Parlamento Europeu e o Conselho de Pescas sobre os futuros subsídios atribuídos às pescas da UE teve um desfecho misto. Inclui várias medidas positivas, como mais fundos para o aumento da recolha de dados e melhoria do controlo e aplicação da lei, por parte dos Estados-membros. E também o reforço das disposições que autorizam a retenção de fundos de beneficiários individuais e Estados-membros que não cumpram as regras da Política Comum das Pescas”, disse Uta Bellion, Directora do Programa Marinho Europeu do Pew Charitable Trusts e da coligação OCEAN2012.
“No entanto, o acordo inclui subsídios para a substituição de motores de embarcações de pesca, o que pode aumentar a capacidade, e para a cessação temporária da pesca. Em vez de contribuir para acabar com a sobrepesca, isto terá apenas o condão de a interromper brevemente. Estas disposições enfraquecem o conjunto de reformas da Política Comum das Pescas.”
Fonte: Ocean2012