-
Procissão e Cortejo Náutico Nossa Sra da Guia na cidade da Horta - 30 de Julho, 2024
-
Fecho da quota de pesca de Atum-Patudo - 8 de Maio, 2024
-
Aviso de fecho da quota de bycatch de Atum Rabilho - 8 de Maio, 2024
-
Capturas acessórias de atum patudo - 26 de Abril, 2024
-
Restrições ao exercício da pesca dirigida ao atum-patudo - 26 de Abril, 2024
-
Fecho da quota de Atum Rabilho - 18 de Abril, 2024
-
Pescadores dos Açores estão preocupados com novas áreas marinhas protegidas e pedem revisão - 31 de Agosto, 2023
-
Semana do Mar 2023: Cortejo Náutico Nossa Senhora da Guia - 4 de Agosto, 2023
-
Fecho da quota do Espadarte - 7 de Junho, 2023
-
Fecho da pesca de Atum Patudo - 2 de Junho, 2023
Deputado do PCP Açores acusa SATA de fazer “boicote” à Ilha do Faial
O deputado do PCP ao parlamento dos Açores, João Paulo Corvelo, acusou hoje a SATA de estar a fazer um “boicote encapotado” à ilha do Faial, reduzindo lugares nos voos da companhia e dificultando o transporte de carga.
“Verifica-se aquilo que se pode considerar como um boicote encapotado à Ilha do Faial por parte do Grupo SATA, com a diminuição de mais de 11 mil lugares” no próximo período do Verão e “com as consequentes dificuldades para exportação e escoamento de produtos como o peixe, o queijo e as flores”, lamentou o parlamentar comunista, em conferência de imprensa, na cidade da Horta, no final de uma visita de dois dias à Ilha do Faial.
João Paulo Corvelo recordou que, apesar desses constrangimentos, a quantidade de mercadoria exportads via aérea a partir do Faial, aumentou significativamente entre 2013 e 2016 (último ano com dados disponíveis), passando de 97 mil para 187 mil quilos, nos voos inter-ilhas, e de 157 mil para 217 mil quilos na carga transportada para o continente português.
O deputado único do PCP criticou também as “elevadas tarifas” aéreas praticadas pela SATA nas ligações entre Lisboa e a Horta, que em seu entender levam ao “afastamento dos turistas” deste destino, que considerou também estar a ser pouco promovido.
As dificuldades nas acessibilidades aéreas à Ilha do Faial já originaram a convocação de uma manifestação para o próximo dia 21 de março em frente à sede do Parlamento dos Açores, na cidade da Horta, protagonizada por um grupo de cidadãos.
Fonte: DN