-
Presidente do Triângulo dos Açores defende ligação marítima Velas – São Roque - 16 horas atrás
-
CDS-PP continua a defender rede de radares meteorológicos nos Açores - 16 horas atrás
-
Manuel São João diz que formação dos pescadores é fundamental para o setor - 16 horas atrás
-
Ilídia Quadrado solicita dados atualizados sobre os custos de ampliação do Aeroporto da Horta - 2 days atrás
-
PSD-A quer que a República comparticipe transporte marítimo de carga nos Açores - 2 days atrás
-
Navio holandês em perigo de se virar, parte da tripulação já evacuada - 7 Abril, 2021
-
ESFÉRICA - 7 Abril, 2021
-
Direcção do Ambiente está a proceder ao controlo de gaivotas de patas amarelas no Ilhéu de Vila Franca do Campo - 7 Abril, 2021
-
Governo dos Açores organiza Conferência da Macaronésia dedicada aos Transportes - 6 Abril, 2021
-
Primeiro ferryboat 100% elétrico português - 5 Abril, 2021
Direção Regional das Pescas promove cursos de pescador em São Miguel e na Terceira
A Direção Regional das Pescas está a promover três cursos de formação de pescador, dos quais dois decorrem em Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, e um em São Mateus, na Terceira, abrangendo cerca de seis dezenas de profissionais.
O Diretor Regional das Pescas afirmou que se pretende que “os formandos, que estão a trabalhar com autorizações de embarque, obtenham a cédula de pescador”, acrescentando que se trata de “um certificado profissional indispensável ao exercício de funções na área”.
Luís Rodrigues referiu que a formação em curso, “para além dos módulos relacionados com o exercício da captura, manipulação e acondicionamento do pescado, incide sobre a conservação e a exploração sustentável dos recursos piscícolas”.
A manutenção e a limpeza das embarcações e o manuseamento de todas as artes e aparelhos de pesca em segurança, de modo a evitar e prevenir acidentes a bordo, são outros dos temas abordados nos cursos de pescador.
O Diretor Regional salientou ainda que, nestes cursos, “a aprendizagem tem como base a legislação ligada ao setor das pescas, essencialmente informação relacionada com as áreas de operação das embarcações e os documentos necessários para o exercício da atividade”.
Estas formações, com a duração de um mês e meio, estão a decorrer na Lotaçor, em Ponta Delgada, e na Junta de Freguesia de São Mateus, em Angra do Heroísmo, em horário flexível, “tendo em conta a disponibilidade dos formandos, de modo a não interferir com a atividade da pesca”.
Luís Rodrigues sublinhou que, através destes cursos, “os formandos que exerciam a sua atividade com certificados provisórios de embarcação, em situação precária, vão passar a exercer funções permanentes, correspondentes à sua categoria”.
Para além dos cursos de pescador, está também a ser ministrada formação a cerca de duas dezenas de profissionais, em São Miguel e na Terceira, para preparação para o exame de acesso à categoria de arrais de pesca local.
Fonte: GaCS