Social
Ericeira Business Factory: novo espaço para negócios do mar

Ericeira Business Factory: novo espaço para negócios do mar

maxresdefault“Inspire-se… e nós tratamos do resto”. Com este mote, e desenvolvendo as melhores práticas na área do empreendedorismo, a Câmara Municipal apresentou a Ericeira Business Factory, dedicada à economia do mar. Uma incubadora de negócios diferenciadora: pela sua vocação, pela multiplicidade dos serviços prestados e pelo envolvimento da comunidade.

Considerando que o desenvolvimento económico de uma região está directamente ligado à sua capacidade de gerar e incubar novas iniciativas empresariais, motor da empregabilidade, o Presidente da Câmara Municipal de Mafra, Hélder Sousa Silva, anunciou a criação da primeira incubadora de negócios baseados nos recursos naturais endógenos da região – a terra e o mar – que se estima que vai gerar cerca de 200 novos postos de trabalho.

Assim, a Business Factory terá dois pólos de incubação, que aliam o impulso criador à reabilitação patrimonial: um na antiga Escola Primária da Ericeira, que foi ontem formalmente apresentado; e outro a instalar no antigo edifício das Águas de Mafra.

A Ericeira Business Factory destina-se a todos os negócios relacionados com o mar, desde as indústrias do surf, desportos de ondas, pesca, aquacultura, biologia marinha ou energia, passando por todas as actividades que valorizem os recursos naturais, históricos e culturais da região, nomeadamente o turismo e o lazer.

Mais do que um edifício de escritórios, a Ericeira Business Factory pretende constituir-se como uma comunidade pensada para desenvolver a criatividade e fazer crescer os negócios através de um conjunto de serviços, da contabilidade, ao aconselhamento jurídico, à comunicação, à consultoria de gestão, incluindo também o mentoring.

A apresentação pública deste projecto reuniu novos empreendedores, empresários com experiência acumulada, desafiados a assumir o papel de mentores na prestação de coaching técnico de valor acrescentado a quem está a começar, bem como prestigiados oradores no âmbito do empreendedorismo.

Poças Esteves, sócio-gerente da SaeR e especialista em Política do Mar, destacou o posicionamento geoestratégico do Concelho de Mafra no contexto da economia portuguesa, junto da capital, do mar e dos principais eixos de desenvolvimento turístico-económicos, assim como as oportunidades de investimento no contexto da economia azul, ao nível da navegação de recreio, dos serviços de saúde associados ao mar e da investigação e conhecimento para as ciências do mar.

A Ericeira Business Factory vai iniciar o seu funcionamento nos primeiros meses de 2015, estando desde já abertas as candidaturas através do formulário disponível na página electrónica www.businessfactory.pt.

Fonte: Surf Portugal

Deixe um Comentário