Social
Foca cinzenta encontrada no Faial

Foca cinzenta encontrada no Faial

Uma foca cinzenta foi encontrada esta terça-feira por populares no porto da Ribeirinha, no Faial, Açores, encontrando-se agora à guarda dos serviços da Secretaria Regional do Ambiente e do Mar, revelou fonte oficial.

O animal, segundo Frederico Cardigos, director regional dos Assuntos do Mar, “parece estar em boas condições”, embora esteja “um pouco debilitado”, provavelmente por falta de alimento.

Frederico Cardigos disse à Lusa que esta foca cinzenta poderá ter vindo da costa francesa, mais precisamente de Brest, onde existe uma comunidade de animais da mesma espécie, ou então da costa leste do Canadá, onde a presença de focas é mais comum.

“Este é o segundo exemplar desta espécie que foi arrojado neste inverno”, afirmou, recordando que, no final de Dezembro, outra foca cinzenta deu à costa na ilha Graciosa, mas acabou por falecer devido aos ferimentos que apresentava.

A foca hoje encontrada no Faial já foi observada pelos cientistas do Departamento de Oceanografia e Pescas (DOP) da Universidade dos Açores, devendo ser encaminhada de avião para o Centro de Reabilitação de Animais Marinhos, em Quiaios, na Figueira da Foz.

A viagem, que deverá realizar-se na quarta-feira entre a Horta e o Porto, será financiada pela transportadora aérea regional SATA, que se ofereceu para fazer o transporte do animal.

Fonte: RTP Açores

Deixe um Comentário