-
Francisco Furtado especialista em transportes diz que lhe faz confusão como se debate o tema na Região - 11 horas atrás
-
Mário Mota Borges garante que serão tomadas as medidas necessárias para garantir bom funcionamento do Porto de Ponta Delgada - 11 horas atrás
-
Governo açoriano lamenta pedido de deputados para fiscalização da nova Lei do Mar - 15 Janeiro, 2021
-
Nova Lei do Mar no Tribunal Constitucional por iniciativa de 38 deputados do PS, PSD e PCP - 15 Janeiro, 2021
-
Secretário Regional do Mar e das Pescas garante grua de dez toneladas para o Porto do Topo de São Jorge - 15 Janeiro, 2021
-
IL/Açores questiona executivo sobre rebocadores do porto de Ponta Delgada - 14 Janeiro, 2021
-
Capitão do Porto da Horta apresenta cumprimentos de despedida em São Roque do Pico - 13 Janeiro, 2021
-
PCP/Açores exige que Fundo Pesca seja um verdadeiro apoio aos pescadores açorianos - 13 Janeiro, 2021
-
Corveta António Enes transporta material para o Farol da Ponta da Barca - 12 Janeiro, 2021
-
Assembleia da República altera bases da política do espaço marítimo e integra ações das ilhas - 12 Janeiro, 2021
Formação em segurança a bordo é fundamental, afirma Diretor Regional das Pescas
O Diretor Regional das Pescas destacou hoje, na Horta, a importância de os armadores e pescadores açorianos estarem preparados para enfrentar situações adversas em alto mar, defendendo a necessidade de se reforçar a formação em segurança a bordo.
Luís Rodrigues falava à margem de uma reunião com o Presidente da Federação de Bombeiros dos Açores onde foi analisada a criação de uma parceria entre as duas entidades que permita assegurar “medidas efetivas de prevenção e de segurança junto das comunidades piscatórias”.
O Diretor Regional alertou que, “em caso de acidente no mar, é fundamental que os pescadores conheçam os procedimentos corretos de emergência a tomar”, defendendo que, para isso, “é necessário estarem cientes dos riscos que correm e compreenderem também a importância de adotar medidas de prevenção”.
Luís Rodrigues frisou que a Direção Regional das Pescas, através de uma parceria com os Bombeiros dos Açores, pretende “sensibilizar e formar armadores e pescadores na área da segurança a bordo das embarcações”.
Apesar dos cursos de formação de pescadores incluírem módulos relacionados com a segurança a bordo, o Diretor Regional defendeu que é necessário um “reforço” da formação nesta área que abranja temas como os planos de prevenção contra incêndio, os procedimentos de atuação em caso de emergência e a instrução básica de utilização dos meios de primeira intervenção, como, por exemplo, os extintores.
“O objetivo principal é evitar acidentes no mar”, salientou, defendendo também a importância da presença das comunicações a bordo das embarcações, visto que, na maior parte dos casos, o radio VHF é o único meio de contacto disponível.
“Os profissionais devem estar perfeitamente ao corrente das boas práticas de utilização destes equipamentos de comunicação”, frisou Luís Rodrigues.
Fonte: GaCS