Social
Futuro da pesca dependente da renovação da frota

Futuro da pesca dependente da renovação da frota

Os pescadores estão preocupados com a quebra registada na atividade piscatória e defendem a necessidade de se renovar a frota disponível para poder corresponder ao consumo interno de peixe, noticia o Público.

A necessidade de responder às regras da União Europeia, tem prejudicado o setor da pesca em Portugal que nos últimos anos ficou sem embarcações e viu diminuir o número de pessoas que se dedicam a esta atividade.

No entanto, continuamos a ser dos países que mais peixe consome, e refere o Público que é necessário criar medidas para suportar o consumo interno e fazer frente ao aumento de importações que se tem registado.

Os pescadores estão alarmados com a possibilidade de continuarem sem apoios à renovação da frota, que é um dos principais motivos de estrangulamento da atividade, e António Cabral, secretário-geral da Associação dos Armadores de Pesca Industrial (ADAPI) defende que o objetivo não é aumentar a frota, mas apenas renová-la para que haja margem de crescimento.

Também Humberto Jorge, presidente da Associação das Organizações de Pesca do Cerco, defende a necessidade de rejuvenescer a mão-de-obra para garantir o futuro.

Fonte: Notícias ao Minuto

 

Deixe um Comentário