-
Presidente do Triângulo dos Açores defende ligação marítima Velas – São Roque - 2 days atrás
-
CDS-PP continua a defender rede de radares meteorológicos nos Açores - 2 days atrás
-
Manuel São João diz que formação dos pescadores é fundamental para o setor - 2 days atrás
-
Ilídia Quadrado solicita dados atualizados sobre os custos de ampliação do Aeroporto da Horta - 8 Abril, 2021
-
PSD-A quer que a República comparticipe transporte marítimo de carga nos Açores - 8 Abril, 2021
-
Navio holandês em perigo de se virar, parte da tripulação já evacuada - 7 Abril, 2021
-
ESFÉRICA - 7 Abril, 2021
-
Direcção do Ambiente está a proceder ao controlo de gaivotas de patas amarelas no Ilhéu de Vila Franca do Campo - 7 Abril, 2021
-
Governo dos Açores organiza Conferência da Macaronésia dedicada aos Transportes - 6 Abril, 2021
-
Primeiro ferryboat 100% elétrico português - 5 Abril, 2021
Governo dos Açores investe 500 mil euros na Lota da Madalena, no Pico
O Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia disse hoje que a Lota da Madalena, no Pico, vai aumentar a sua área em 70%, “num investimento total de meio milhão de euros” por parte do Governo dos Açores.
Fausto Brito e Abreu, que acompanhou o Presidente do Governo, Vasco Cordeiro, numa visita à obra de requalificação da Lota e ao Entreposto Frigorífico da Madalena, salientou que este investimento vem dar resposta “às necessidades operacionais ao nível das condições de descarga, manuseamento e expedição de pescado”, frisando que a lota está em “perfeitas condições sob o ponto de vista das certificações e controlos veterinários”.
O Secretário Regional do Mar referiu também que será instalada uma câmara frigorífica de refrigeração maior, um silo de gelo e um sistema de conservação de frio do silo, bem como a realocação da máquina existente no interior da lota.
Para além da empreitada, está também em fase de preparação a beneficiação das portas das câmaras frigoríficas do entreposto, no valor de cerca de 80 mil euros.
Brito e Abreu salientou ainda que está prevista, para 2016, uma “intervenção maior” no Entreposto Frigorífico da Madalena, frisando que se trata de “um dos pontos mais importantes para a descarga de atum” da Região.
“Estamos a fazer os investimentos certos”, afirmou Brito e Abreu, referindo que a obra no Entreposto Frigorífico da Horta vai começar primeiro, seguindo-se a da Madalena, “para que um dos entrepostos esteja sempre em capacidade máxima de funcionamento”.
O Secretário Regional do Mar lembrou que “o investimento na rede de frio é fundamental para a valorização do pescado”, constituindo uma das medidas do documento ‘Melhor Pesca Mais Rendimento – Medidas Estratégicas para o Setor da Pesca dos Açores 2015-2020’, que visa contribuir para o aumento dos rendimentos dos profissionais da pesca.
Fonte: GaCS