Social
Câmara Municipal da Horta estabelece com Fundação Rebikoff-Niggeler parceria na área da investigação marinha (vídeo)

Câmara Municipal da Horta estabelece com Fundação Rebikoff-Niggeler parceria na área da investigação marinha (vídeo)

Reforçar a investigação marinha e divulgar o mar dos Açores são os principais objetivos que levaram a Câmara Municipal da Horta a formalizar, esta sexta-feira, uma parceria com a Fundação Rebikoff-Niggeler, que permitirá àquela Fundação desenvolver o seu trabalho nas instalações do Portão de Porto Pim, na freguesia das Angústias.

A Fundação dedica-se à investigação do domínio marítimo, incluindo a oceanografia, e à investigação arqueológica subaquática, onde são pioneiros no desenvolvimento de tecnologia, como o submarino Lula1000. Por essa razão, com a criação de mais esta parceria, a fundação tirará partido daquelas instalações utilizando-as para a divulgação de projetos científicos em curso e dos resultados das suas missões de mar, incluindo projeção vídeo sobre o mar profundo, a instalação de aquários de água salgada para análise e estudo de espécies, bem como exposição de máquinas históricas dos tempos pioneiros da exploração subaquática.

Para José Leonardo Silva, Presidente da Câmara Municipal da Horta, o trabalho realizado pela Fundação “é significativo para o Faial e para os Açores”, tendo inclusive a sua instalação no Portão de Porto Pim, a possibilidade de ganhar uma outra dimensão em termos turísticos.

“Achamos por bem dar esta nova utilização” ao Portão de Porto Pim até porque “a ilha do Faial está vocacionada para a criação de clusters ligados ao mar” e é, na verdade, a ilha por excelência para “o desenvolvimento das ciências do mar”, afirmou José Leonardo Silva referindo, a este respeito, que a Universidade dos Açores, enquanto entidade com responsabilidades em matéria de investigação e de produção de conhecimento, “deve valorizar o Departamento de Oceanografia e Pescas no respeito pela tripolaridade da academia açoriana”.

“No Faial estamos a trabalhar com os nossos parceiros para desenvolver o potencial da ilha e da Região nas ciências do mar e na investigação marinha”, acrescentou o autarca.

Para Joacchim Jakobsen, presidente da Fundação, a parceria agora formalizada “é muito importante para a Fundação e para os seus colaboradores” e o trabalho a realizar no Portão de Porto Pim dará uma nova dinâmica àquela instituição que “espera contribuir para o desenvolvimento dos Açores”, na área da investigação marinha.

Com o submarino Lula1000 “temos uma ferramenta muito importante para fazer descobertas e investigação”, concluiu o responsável.

A Fundação Rebikoff-Niggeler, criada na ilha do Faial, em 1994, é considerada pelo Governo Regional dos Açores, de Utilidade Pública desde o ano 2000, tendo sido distinguida pela Região, com a Medalha de Mérito Industrial, Comercial e Agrícola, em 2012 e pela Câmara Municipal da Horta, com a Medalha de Mérito Municipal Dourada, pela sua ação no domínio da Ciência e da investigação marinha.

Fonte: Câmara Municipal da Horta

Deixe um Comentário