Social
Governo dos Açores satisfeito com aumento de quota de atum voador no Atlântico Norte

Governo dos Açores satisfeito com aumento de quota de atum voador no Atlântico Norte

O Governo dos Açores congratulou-se com o aumento de 17% de quota para o atum voador no Atlântico Norte, uma decisão tomada, em Marraquexe, durante o encontro anual da Comissão Internacional para a Conservação dos Tunídeos do Atlântico (ICCAT), onde estão representados mais de 70 países com frota atuneira a pescar no Atlântico e no Mediterrâneo.

O Diretor Regional das Pescas salientou que o aumento de quota para esta espécie “vem beneficiar os pescadores açorianos, na medida em que a pescaria de atum voador teve este ano uma maior expressão comercial na venda em lota”.

Neste encontro da ICCAT foram ainda adotadas algumas medidas importantes para o futuro da gestão das pescarias de tunídeos para os Açores, nomeadamente “o aumento gradual da quota de atum rabilho até 2020”.

Luís Rodrigues destacou ainda a manutenção da quota do patudo, mantendo-se também o regime de exceção da pesca do bonito, que permite aos armadores açorianos efetuar capturas desta espécie, utilizada pela indústria conserveira sediada na Região, sem limite de quota estabelecido.

“Estas medidas vão ao encontro das pretensões e das propostas da comitiva portuguesa junto da Comissão Europeia”, frisou Luís Rodrigues.

À margem do encontro, o Diretor Regional das Pescas reuniu-se com o Chefe da Delegação da Comissão Europeia e com o recém-nomeado Secretário Executivo da ICCAT, tendo obtido uma “posição de compromisso” por parte destas instituições para “uma maior atenção à arte de salto e vara e à pesca praticada nos Açores”.

Para além do Diretor Regional das Pescas, integraram a delegação dos Açores na ICCAT o investigador do Departamento de Oceanografia e Pescas da Universidade dos Açores, João Gil, o Presidente da Federação das Pescas dos Açores, Gualberto Rita, e o secretário-geral da Associação de Produtores e Similares do Atum (APASA), Pedro Capela.

Fonte: GaCS

Deixe um Comentário