-
Procissão e Cortejo Náutico Nossa Sra da Guia na cidade da Horta - 30 de Julho, 2024
-
Fecho da quota de pesca de Atum-Patudo - 8 de Maio, 2024
-
Aviso de fecho da quota de bycatch de Atum Rabilho - 8 de Maio, 2024
-
Capturas acessórias de atum patudo - 26 de Abril, 2024
-
Restrições ao exercício da pesca dirigida ao atum-patudo - 26 de Abril, 2024
-
Fecho da quota de Atum Rabilho - 18 de Abril, 2024
-
Pescadores dos Açores estão preocupados com novas áreas marinhas protegidas e pedem revisão - 31 de Agosto, 2023
-
Semana do Mar 2023: Cortejo Náutico Nossa Senhora da Guia - 4 de Agosto, 2023
-
Fecho da quota do Espadarte - 7 de Junho, 2023
-
Fecho da pesca de Atum Patudo - 2 de Junho, 2023
Grupos de Ação Local de Pesca são mais-valia para as comunidades piscatórias, afirma Brito e Abreu
O Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia disse hoje, em Santa Cruz das Flores, que “o Governo dos Açores tem interesse em implementar medidas de Desenvolvimento Local de Base Comunitária no setor das Pescas”.
Fausto Brito e Abreu salientou que os Grupos de Ação Local de Pesca – GAL Pesca promovem o aparecimento nas comunidades piscatórias de “iniciativas que podem contribuir para o aumento do rendimento dos pescadores, através de atividades complementares à pesca”.
O Secretário Regional do Mar falava durante uma reunião com a Associação dos Pescadores Florentinos onde foram analisados temas como a necessidade de mais equipamento de gelo, a nova grua para o Porto das Poças, a gestão da quota do goraz e a interdição de captura desta espécie até 31 de julho.
Brito e Abreu referiu que está em curso o procedimento de contratação para aquisição e instalação de uma nova grua com capacidade até 10 toneladas para o Porto das Poças.
Relativamente à interdição à pesca do goraz durante a segunda quinzena de julho, o Secretário Regional referiu que “os pescadores florentinos mostraram a sua concordância com esta medida do Governo”.
“Os pescadores da ilha das Flores entendem que a gestão das espécies com quota tem de ser conduzida de forma a valorizarmos ao máximo os produtos da pesca”, frisou.
Durante o encontro, o Secretário Regional do Mar afirmou ainda que o procedimento de contratação pública para a elaboração do projeto de construção de um tanque de salmoura no Entreposto Frigorífico das Lajes “terminou na semana passada”, estando previsto que o procedimento para contratação da empreitada seja lançado no primeiro semestre de 2016, sujeito a candidatura a verbas do Quadro Comunitário de Apoio.
O projeto de execução contempla a ampliação do atual entreposto frigorífico, de modo a acomodar o tanque de salmoura e os respetivos equipamentos mecânicos.
A Associação dos Pescadores Florentinos é composta por cerca de duas dezenas de armadores.
Fonte: GaCS