-
Pesca comercial pode reduzir diferenciação genética nos peixes a nível mundial - 4 Fevereiro, 2021
-
Moçambique, submarinos, faróis, náufragos: breve resumo do longo currículo de Gouveia e Melo, o novo coordenador do plano de vacinação - 4 Fevereiro, 2021
-
Governo dos Açores assegura transporte de 225 toneladas de bens e combustíveis à ilha do Corvo - 4 Fevereiro, 2021
-
Nova presidente da Lotaçor defende privatização da Santa Catarina - 3 Fevereiro, 2021
-
Catarina de Lacerda Martins, Presidente do Conselho de Administração da Lotaçor, auscultada durante a Comissão de Economia - 3 Fevereiro, 2021
-
PS/Açores saúda posição assumida pelo Presidente do Parlamento dos Açores sobre a fiscalização da Lei do Mar - 3 Fevereiro, 2021
-
Parlamento dos Açores propõe a Ferro Rodrigues colaboração na defesa da Lei do Mar - 3 Fevereiro, 2021
-
A Iniciativa Liberal quer um novo rebocador para o porto de Ponta Delgada - 3 Fevereiro, 2021
-
Governo dos Açores avança com apoio excecional aos profissionais da pesca - 2 Fevereiro, 2021
-
Catarina Lacerda Martins é a nova Presidente da Lotaçor - 1 Fevereiro, 2021
Gui Manuel Machado Menezes é o novo Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia
Tem 49 anos. Doutorado em Ecologia Marinha pela Universidade dos Açores e licenciado em Biologia pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.
É Investigador Auxiliar no Departamento de Oceanografia e Pescas (DOP) da Universidade dos Açores, onde ingressou em 1993. O seu trabalho de investigação tem abordado áreas diversas, principalmente relacionadas com as espécies de peixes demersais e de profundidade, bem como ecologia do mar profundo em geral. Desde 1996 tem cocoordenado as campanhas anuais de monitorização das abundâncias das espécies demersais e de profundidade dos Açores.
Participou como coordenador ou membro de equipas de investigação em inúmeros projetos de investigação regionais, nacionais e internacionais, bem como em inúmeras campanhas de investigação nacionais e internacionais no Atlântico e, principalmente, nos Açores, Madeira e Cabo Verde, na sua maioria dirigidas ao estudo das espécies de peixes demersais e de profundidade.
É autor ou coautor de mais de 60 artigos científicos publicados ou em publicação, na sua maioria em revistas científicas internacionais com revisão entre pares, e organizou congressos, workshops e participou como conferencista em inúmeros congressos e encontros científicos da sua especialidade.
Em 2008 ganhou o prémio no Concurso Nacional de Inovação BES 2008 (IV Edição) na área de Comércio e Serviços, organizado anualmente pelo Banco Espírito Santo, tendo, nesta sequência, sido distinguido, em 2009, pela Câmara Municipal da Horta, com a Medalha de Mérito Municipal Dourada.
Fez parte de vários grupos de reflexão sobre as pescas e a ciência por nomeação do Governo Regional dos Açores, tendo sido, nos últimos quatro anos, representante regional no Conselho Económico e Social (CES) por nomeação da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores e representante nacional da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) no grupo estratégico europeu SCARFish integrado no SCAR (Standing Committee on Agricultural Research).
Participou, igualmente, ao longo dos anos, em vários grupos de trabalho do ICES (Internacional Council for the Exploration of the Sea) e em vários Conselhos Regionais das Pescas.
É um dos membros da direção do centro de investigação FCT – MARE (Centro de Ciências do Mar e do Ambiente), e tem integrado durante vários anos os corpos sociais do IMAR (Instituto do Mar), do OMA (Observatório do Mar) e de outras instituições locais.
Fonte: GaCS
2 Comentários neste artigo
JJ
SERÁ
ZÉ PESCADOR
MUITO BEM BOA ESCOLHA PARABÉNS.