Social

Horário da Lota

Sexta-feira, 12 de Agosto de 2011 pelas 15 horas, encostou no cais junto à Lota da Horta uma embarcação com registo de S.Roque do Pico da qual não fixámos o nome que vinha descarregar peixe apanhado com isco vivo, nomeadamente, írios, xaréus, dourados etc..Acontece que a Lota estava fechada. Nesse dia era sexta-feira, no dia seguinte era…e depois era…
Assim a referida embarcação teve que rumar a outras Lotas, tarde e más horas pois a viagem da Horta até S.Roque são 2 horas.
Estarão lembrados os associados da APEDA que estiveram presentes na última assembleia geral, em que foi aprovada uma resolução (a pedido dos compradores) para a Lota receber pescado duas vezes por dia, sendo uma de manhã a partir das seis horas e outra a partir das quinze horas da tarde? Na primeira abertura haveria leilão, na segunda seria para recepção de pescado e conservação em fresco (em sala de fresco previamente preparada P/Lota) até ao dia seguinte de manhã para o respectivo leilão. Ora hoje isso não aconteceu porque um dos pressupostos seria a criação da SALA DE FRESCO que não existe e por conseguinte este novo horário não deveria ter sido implementado sem que todos os requesitos tivessem sido cumpridos.
Pessoalmente, discordo veementemente deste novo horário porque prejudica a pequena pesca que vai e vem todos dias.
Uma das soluções e talvez no meu entender, é haver um segundo leilão da parte da tarde e atenção obrigatóriamente com a presença de todos os compradores inscritos na Lota da Horta. Isto porque já aconteceu com este novo horário, compradores terem que abandonar o leilão para irem para o aeroporto embarcar pescado, deixando respectivo leilão sem concorrencia, com nítido prejuizo para o pescador.
Voltaremos um dia destes para falarmos da Lotaçor a nível da sua direcção em Ptª. Delgada no que respeita à devolução do dinheiro dos pescadores que foram isentados de descontar para a Segurança Social, já lá vão sete meses e tal… 

César Medeiros

16 Comentários neste artigo

  1. blank
    Resendes

    Ó Diabo em todo o mundo as lotas funcionam durante a madrugada para o peixe chegar aos consumidores logo de manhã, mas aqui nos Açores alguns pescadores defendem as lotas da parte da tarde…. vá-se lá entender esta gente, é por esta e por outras que as pescas nos Açores são esta desgraça que se sabe. Mudem esta cabeças!!!!

    Responder
  2. blank
    antónimo do gelo

    Aiii sr.DESCONTENTE isto está está cá uma crise…

    Responder
  3. blank
    DESCONTENTE

    Pescadores sempre enganados… (CARAMBA) quando se mudou o horario da Lota era para ser de MANHA E A TARDE, paciencia nao se comprio, Jose Povinho enganado.Agora temos a questao do Gelo e como o ANTONIMO DO GELO diz e e verdade na MQUINA DA RUA e para os pobres na de dentro e so para os RICOS sera pssivel nao haver fiscalizacao no gelo porque a maquina da RUA so nos da e LIXO, e porque nos nas nossas embarcacoes temos fiscalizacao,por isso temos que ter limpesa no gelo que se deita em cima do peixe.Acho que isto sao assutos que se tem de melhorar para bem de toudos os pescadores e comurciantes.

    Responder
  4. blank
    Pescador preocupado

    Pois parece que o problema ja nao e so na vossa ilha, aqui na minha acontece o mesmo umas vezes sai gelo bom outras parece carvao, julgo que talvez seja falta de manutençao das maquinas que fazem o gelo, aqui ha um tecnico para isso mas julgo que ele passa mais dias em casa que propriamente a cuidar da maquina do gelo, desta vez levei para o mar gelo que mais parecia farelo, 2 dias depois nimguem consegue partir e todo para deitar fora… e ainda pagamos essa merda.

    Responder
  5. blank
    antónimo do gelo

    valoriza cá nada, cada dia essa gente … andam é a fazer um favor atender os pescadores eles não se lembram é que se nÃO OUVER PEIXE …levam com a tabua no CÚ porque são os pescadores que pagam e descarregam para todos ganharem mas… parece é que é uma esmola que fazem

    Responder
  6. blank
    PEREIRA

    MAS QUE RAIO DE GELO É ESTE QUE TEM + DE PRETO DO QUE DE BRANCO?????AONDE É QUE ANDA A INSPECÇÃO??? OU SÓ SERVE PARA FO….OS POBRES????HÓ PÃODELONA, ESTE GELO É PARA VALORIZAR O NOSSO PESCADO?????……………..HEHHEHEHE

    Responder
  7. blank
    antónimo do gelo

    Os carregamentos de gelo de hoje sabádo da lotaçor foi dado da seguinte forma….
    – O gelo da maquina da rua (que estava uma miseria) foi para os pobres e o gelo da maquina de dentro ( bom ) foi só para alguns srºs ricos. Está mal deveria ser igual para todos…. ou há gelo bom para todos ou não há gelo para ninguem.O direito devia de ser igual para todos.

    Responder
  8. blank
    desNORTE

    Era tão giro ver o peixe a ser descarregado, a azafama da descarga… três da tarde a beber uma minizinha e ver uns turistas a tirar fotos todos excitados. Era de facto uma boa propaganda para o peixe e pesca dos Açores e uma atracção turística única neste país…

    Responder
  9. blank

    Ao ponto que o Faial chegou sem gelo para os pescadores e agora digam-me la quem ´e que paga os dias que um pescador perde sem ir ao mar

    Responder
    • blank
      pedras negras

      lula;
      Julgo que tenho a resposta para a sua inquietação,é simples.
      Não havendo gelo ai no Faial ele vai passar a haver aqui no Pico. Mas sendo vocês pescadores de outras ilhas primeiro para os de cá e depois?. O preço deste como vocês não são sócios é mais caro, ora mais dinheiro para os bolsos de alguns. O que me incomoda e talvez o venha a incomodar é que isto é de todos os Açorianos, mas alguns fazem questão de demonstrar como se fosse seu e tem o descaramento de dizer para quem queira escutar Eu Quero Posso e Mando, por isso quem manda aqui sou EU, quando tiver que vir cá e tomar gelo mais caro do que os outros ai vai ver o quanto isto é injusto.
      Mais curioso dizem-se presidentes de todos os pescadores, na região para os ajudar, mas fazem o contrario, neste momento até ocupam lugares de liderança na federação das pescas, e que nestes casos deveriam ser as primeiras a defender as injustiças, mas em algumas sacristias (onde as gaivotas vêm beijar a terra) por vezes se diz (venha a mim o vosso reino). Assim não vale a pena haver associações e muito menos federação das pescas, porque não se vê esta a defender a pesca. Agora diga-me se estou certo ou errado?

      Responder
  10. blank

    lota ao sabado e gelo com melhor qualidade e VIVA OS PESCADORES

    Responder
  11. blank
    Gaivota

    Nos dias de hoje e mais no verão, quando todos defendem qualidade, deixam estes homens de Sexta Feira a Segunda sem venda, pois por aquilo que vou vendo nos meus voos ao sabor destas magnificas brisa, não me apercebo de nada igual. E porque não?

    Responder
  12. blank
    Armador

    Queremos lota ao sábado

    Responder
  13. blank

    deveria de haver lota aos sabados visto o pescado estar em gelo de sexta a segunda estamos no verao ajudem a haver boa qualidade do nosso peixe ja que o gelo cada vez esta pior ja nao ´e gelo laminado mas sim aguado. Parece nao… nao gostam de evoluir… VAMOS EVOLUIR A venda do pescado ao sabado e bom para todos e nesta vida etem que se trabalhar.

    Responder
  14. blank
    Ze´ Pescador

    Concordo na totalidade e agradeço o seu ponto de vista. Pessoas assim deveriam representar os pescadores.

    Responder
  15. blank
    Pescador no Faial

    Esta é mais uma daquelas coisas que só vendo para querer.
    Numa grande maioria das Ilhas dos Açores segundo se comenta existe recolhas, mas nesta não? assim como a existência da espada pesca, nesta não?.
    Mas a recolha e armazenamento será necessário pessoal para recolher o pescado e armazenalo, será que os trabalhadores da lota da horta estão dispostos a tal? julgo que não, mas segundo dizem os compradores isso estava no acordo para que houvesse lota de manhã. Assim sendo se estivesem reunidas estas condições este barco poderia ter descarregado e o seu pescado teria sido vendido no outro dia pela manhã como na Ilha do Pico se faz. Mas onde estão as condições para o armazenar do pescado, onde estão?

    Responder

Deixe um Comentário