Social
Inauguração da Casa do Bote das Angústias

Inauguração da Casa do Bote das Angústias

jmacedo-casabotes2jmacedo-casabotes3

Na manhã de sábado, dia 14 de março, teve lugar a inauguração da Casa do Bote da Freguesia das Angústias, situada num antigo armazém das Obras Públicas junto ao Bairro do Hospital.

A Casa do Bote destina-se a albergar, fora da época desportiva, o bote baleeiro classificado “Nª Sª das Angústias” e a sua palamenta, bem como uma exposição permanente referente ao Complexo Baleeiro das Angústias e à história do bote “Nª Sr.ª das Angústias”, exposição meticulosamente organizada pelo Observatório do Mar dos Açores (OMA).

A construção da Casa do Bote foi uma iniciativa da Junta de Freguesia das Angústias, tomada depois 2008, ano em que o bote baleeiro classificado “Nª Sr.ª das Angústias” ficou operacional. Essa opção teve o apoio das maiorias da Assembleia de Freguesia dos dois últimos mandatos e materializou-se com o apoio financeiro da Câmara Municipal e o apoio técnico e operacional de vários serviços do Governo Regional.

Na inauguração de hoje, organizada pela Junta de Freguesia das Angústias, estiveram presentes o Secretário Regional do Mar, o Presidente da Câmara, o Presidente da Assembleia Municipal, o Capitão do Porto, os Presidentes de várias Juntas de Freguesia, o Presidente do Clube Naval, Directores do OMA, tripulantes do bote, outros convidados e OCSs. Nas intervenções realizadas pelo Presidente da Junta, José Costa, pelo Presidente da Câmara, José Leonardo Silva e pelo Secretário Regional do Mar, Fausto Brito de Abreu, foi salientada a importância da criação desta estrutura, o valor do movimento de utilização do património baleeiro móvel e a excelência do património marítimo ligado à memória da baleação. A Directora do OMA, Carla Dâmaso, fez a apresentação detalhada da exposição permanente instalada na Casa do Bote.

Em declarações prestadas no final da cerimónia o Presidente da Direcção do CNH, José Decq Mota, afirmou que “esta foi uma iniciativa importante da Junta de Freguesia das Angústias, porque assegura a partir de agora a existência de um local onde este excelente exemplar do bote baleeiro açoriano, que é o “Nª S.ª das Angústias”, pode estar preservado fora da época desportiva e pode ser pormenorizadamente observado por muitos visitantes”, tendo acrescentado que “a exposição permanente aqui instalada pelo OMA faz justiça ao Complexo Baleeiro da Angústias, que foi de facto uma das várias “almas” da baleação açoriana e é bom que isso se saiba”. A terminar as suas declarações o Presidente do CNH afirmou que “é urgente olhar com atenção para a necessidade de se encontrarem soluções estáveis e adequadas à preservação, no inverno, da totalidade do património baleeiro móvel navegável existente no Faial e que é constituído por oito botes baleeiros e duas lanchas da baleia”.

Fotos: José Macedo

Fonte: CNH

Deixe um Comentário