-
Pesca comercial pode reduzir diferenciação genética nos peixes a nível mundial - 4 Fevereiro, 2021
-
Moçambique, submarinos, faróis, náufragos: breve resumo do longo currículo de Gouveia e Melo, o novo coordenador do plano de vacinação - 4 Fevereiro, 2021
-
Governo dos Açores assegura transporte de 225 toneladas de bens e combustíveis à ilha do Corvo - 4 Fevereiro, 2021
-
Nova presidente da Lotaçor defende privatização da Santa Catarina - 3 Fevereiro, 2021
-
Catarina de Lacerda Martins, Presidente do Conselho de Administração da Lotaçor, auscultada durante a Comissão de Economia - 3 Fevereiro, 2021
-
PS/Açores saúda posição assumida pelo Presidente do Parlamento dos Açores sobre a fiscalização da Lei do Mar - 3 Fevereiro, 2021
-
Parlamento dos Açores propõe a Ferro Rodrigues colaboração na defesa da Lei do Mar - 3 Fevereiro, 2021
-
A Iniciativa Liberal quer um novo rebocador para o porto de Ponta Delgada - 3 Fevereiro, 2021
-
Governo dos Açores avança com apoio excecional aos profissionais da pesca - 2 Fevereiro, 2021
-
Catarina Lacerda Martins é a nova Presidente da Lotaçor - 1 Fevereiro, 2021
Limpeza nas ribeiras do Faial
O grupo No More Plastic for the Azores (NMPA) em parceria com várias juntas de freguesia e com o apoio dos populares tem vindo a realizar limpezas nas ribeiras da ilha.
Na limpeza feita à ribeira de Pedro Miguel foi retirado cerca de uma tonelada de lixo, entre plásticos, ferro, baterias, um frigorífico, um motor de trator, um colchão, um banco de automóvel, pneus, tubagens de canalização, fios elétricos, carpetes, um bidon, sapatos, entre outras coisas menores.
Quanto à limpeza das ribeiras na freguesia dos Cedros, segundo Henrique Ramos do grupo NMPA o cenário foi “chocante”. “Depararmo-nos com tamanha quantidade de lixo dentro das ribeiras”.
Aderiram a esta limpeza nas ribeiras, Joana Pires e Santa Bárbara, quase 40 pessoas e em praticamente 02h30 foi tirado entre 1.500 e 2.000 kgs de lixo, desde plásticos (de todo o tipo), lixo doméstico (brinquedos, sapatos, roupa, carpetes, artigos de casa de banho, iogurtes, muitas garrafas de vinho, etc), pneus, uma mota e até uma caixa para transporte de cão grande.
Estas limpezas têm demonstrado a falta de cuidado por parte da população faialense no tratamento do seu lixo, nesse sentido a junta de freguesia dos Cedros decidiu colocar placas para sensibilizar e informar a população das multas a aplicar a quem poluir o meio ambiente. É proibido por lei abandonar o lixo ou entregá-lo em locais não autorizados (não licenciados). As multas podem ir de 2000€ a 2.500.000€.
Fotografia: No More Plastic for the Azores
Fonte: Tribuna das Ilhas