-
Governo açoriano lamenta pedido de deputados para fiscalização da nova Lei do Mar - 10 horas atrás
-
Nova Lei do Mar no Tribunal Constitucional por iniciativa de 38 deputados do PS, PSD e PCP - 13 horas atrás
-
Secretário Regional do Mar e das Pescas garante grua de dez toneladas para o Porto do Topo de São Jorge - 14 horas atrás
-
IL/Açores questiona executivo sobre rebocadores do porto de Ponta Delgada - 2 days atrás
-
Capitão do Porto da Horta apresenta cumprimentos de despedida em São Roque do Pico - 13 Janeiro, 2021
-
PCP/Açores exige que Fundo Pesca seja um verdadeiro apoio aos pescadores açorianos - 13 Janeiro, 2021
-
Corveta António Enes transporta material para o Farol da Ponta da Barca - 12 Janeiro, 2021
-
Assembleia da República altera bases da política do espaço marítimo e integra ações das ilhas - 12 Janeiro, 2021
-
COFACO // Paulo Moniz confronta Governo da República com incumprimento da lei - 12 Janeiro, 2021
-
GNR apreende 83 barbatanas de tubarão no Porto de Pesca de Sesimbra - 11 Janeiro, 2021
Loja das Conservas inaugura dois restaurantes no centro de Lisboa
A Loja das Conservas, um projecto pioneiro e inovador da ANICP – Associação Nacional da Indústria Conserveira Portuguesa, anuncia a criação de dois restaurantes em duas zonas privilegiadas da Baixa Lisboeta: no número 83 da Rua da Assunção e no 130 da Rua do Arsenal.
Os dois espaços, que complementam a experiência da Loja das Conservas à cozinha tradicional portuguesa, acolhem um ensaio gastronómico pioneiro em que toda a carta é desenhada com o produto das conservas de peixe portuguesas como ingrediente central.
Desde a sua abertura, em Agosto de 2013 a Loja das Conservas vendeu mais de 1 milhão de latas de conservas a clientes nacionais e estrangeiros.
Projecto gastronómico
Castro e Melo, o secretário-geral da ANICP, assinala que “o lançamento de um projecto gastronómico é o curso natural da Loja das Conservas que, mais que uma loja e restaurante, é uma plataforma que visa reunir toda a indústria na promoção e divulgação das conservas de peixe enquanto produto acessível, saudável, versátil e gourmet, podendo ser um ingrediente único na confecção de um prato à mesa dos portugueses”.
Sobre os próximos projectos da Loja das Conservas, Castro e Melo adianta que “o Portoserá, certamente, o próximo local a acolher esta experiência gastronómica”.
Carta dos chefes André Palma e Tiago Neves
Desenhada pela mão dos Chefs do Restaurante da Loja das Conservas, André Palma e Tiago Neves, a carta foi pensada, acima de tudo, para o consumidor português, dadas as características dos pratos propostos em menu, bem como o conceito do espaço. Sendo também uma atracção turística, não só pela diversidade de produtos com um design icónico, como pelo espaço cuja decoração vagueia entre a modernidade e a tipicidade, os Restaurantes da Loja das Conservas prometem também surpreender os visitantes estrangeiros que rumarem à baixa lisboeta.
Entre entradas, petiscos e sobremesas, foram criados cerca de 20 pratos em que o produto das conservas de peixe nacional é o ingrediente central. As propostas dos Chefs André Palma e Tiago Neves são ainda acompanhadas por uma carta de vinhos que visa a harmonização com os pratos do Restaurante da Loja das Conservas.
Entradas e petiscos
Em matéria de entradas e petiscos, poderão ser encontrados no Restaurante da Loja das Conservas confecções singulares como Croquete de Atum, Pastel de massa tenra com bacalhau e grão, Croquete de Sardinha e Tomate Picante ou, um dos ícones do espaço, a Chamuça de Atum com Caril.
A nível de pratos principais os Chefs André Palma e Tiago Neves apostaram em grandes estrelas da gastronomia nacional como o Bacalhau à Brás, a Massada de peixe, as Migas Alentejanas acompanhadas por Sardinha Picante e até mesmo as típicas Pataniscas de Bacalhau com Arroz de Feijão, todos confeccionados com peixe em conserva.
Fonte: Agricultura e Mar Actual