Social
Gastronomia dos Açores viaja até ao Terraço do Tivoli Lisboa

Gastronomia dos Açores viaja até ao Terraço do Tivoli Lisboa

Depois dos restaurantes Casa Inês, do Porto, Tomba Lombos, do Alentejo, Noélia e Jerónimo, do Algarve, Solar Bragançano, de Trás-os-Montes e Taberna Ó Balcão, do Ribatejo, é a vez do Restaurante Anfiteatro atravessar o Atlântico e instalar-se no Tivoli Lisboa, para apresentar a cozinha açoriana.

De 19 a 28 de Fevereiro, o restaurante Terraço acolhe mais uma edição do projecto “Portugal de Norte a Sul”, abrindo as portas da sua cozinha aos quatro chefs do Anfiteatro, um restaurante em Ponta Delgada que tem liderado a transformação da cozinha do arquipélago nos últimos anos.

Embaixadores da gastronomia açoriana, em Portugal Continental e além-fronteiras, os chefs Sandro Meireles, Pedro Oliveira, Cláudio Pontes e Nuno Santos vão levar verdadeiras experiências gastronómicas da cozinha tradicional das ilhas dos Açores. À mesa do Terraço, nas entradas, não vão faltar os chicharros e os enchidos da Região. O alfonsim com migas de batata-doce, couves aferventadas e crocante de bolo da sertã e o típico caldo de peixe do Pico, são alguns dos pratos de peixe, a Alcatra à moda da Terceira, abóbora e massa sovada ou o bife à Micaelense são alguns dos pratos de carne.

Para o final estão guardadas algumas sobremesas inspiradas nos sabores tradicionais como a sopa dourada, ilha e banana ou a queijada da Graciosa com ananás em especiarias.

À carta, ou através de um completo menu degustação, por 45€, sem bebidas incluídas (ou 60€ com bebidas), os clientes que visitarem o Terraço podem fazer uma viagem completa pela cozinha tradicional açoriana.

Para fechar com chave de ouro, os chefs vão preparar um jantar especial de degustação, no dia 27 de Fevereiro, com um roteiro muito especial, que começa com a descoberta das ilhas e a sua natureza intocada e, após várias paragens, a viagem termina nos ciclos agrários da laranja, do ananás e do chá.

Antes ou depois da refeição, é ainda possível ficar a conhecer três obras de arte inspiradas nas ilhas dos Açores, da autoria da Catarina Branco, artista plástica açoriana, e que tem o apoio da Galeria Fonseca Macedo Arte Contemporânea.

Esta iniciativa tem o patrocínio da SATA, da Escola de Formação Turística e Hoteleira de Ponta Delgada, do Governo dos Açores e do Turismo dos Açores.

Fonte: Correio dos Açores

Deixe um Comentário