-
Pesca comercial pode reduzir diferenciação genética nos peixes a nível mundial - 4 Fevereiro, 2021
-
Moçambique, submarinos, faróis, náufragos: breve resumo do longo currículo de Gouveia e Melo, o novo coordenador do plano de vacinação - 4 Fevereiro, 2021
-
Governo dos Açores assegura transporte de 225 toneladas de bens e combustíveis à ilha do Corvo - 4 Fevereiro, 2021
-
Nova presidente da Lotaçor defende privatização da Santa Catarina - 3 Fevereiro, 2021
-
Catarina de Lacerda Martins, Presidente do Conselho de Administração da Lotaçor, auscultada durante a Comissão de Economia - 3 Fevereiro, 2021
-
PS/Açores saúda posição assumida pelo Presidente do Parlamento dos Açores sobre a fiscalização da Lei do Mar - 3 Fevereiro, 2021
-
Parlamento dos Açores propõe a Ferro Rodrigues colaboração na defesa da Lei do Mar - 3 Fevereiro, 2021
-
A Iniciativa Liberal quer um novo rebocador para o porto de Ponta Delgada - 3 Fevereiro, 2021
-
Governo dos Açores avança com apoio excecional aos profissionais da pesca - 2 Fevereiro, 2021
-
Catarina Lacerda Martins é a nova Presidente da Lotaçor - 1 Fevereiro, 2021

Lagoa acolhe primeiro Festival de caldeiradas de Peixe
Inserido no Festival Lagoa Bom Porto e no âmbito da festa em honra de São Pedro Gonçalves Telmo, que irá decorrer este sábado e domingo, no Porto dos Carneiros, na Lagoa, terá lugar o II Festival de Caldeiradas de Peixe.
Assim sendo, sábado, pelas 20h30, o Porto dos Carneiros irá acolher o II Festival de Caldeiradas de Peixe com a participação de diversas Associações de Pescadores, nomeadamente cinco, oriundas das ilhas de São Miguel, Terceira e Graciosa.
Associação de Pescadores Lagoa Bom Porto, Associação Terceirense de Armadores, Associação Marítima de Pesca e Aquicultura da Ilha Terceira, Associação de Pescadores Graciosenses e Cooperativa de Pescadores da Ribeira Quente, são as associações que irão cozinhar e dar a conhecer, a toda a comunidade, as suas caldeiradas de peixe.
De relembrar que, este festival, para além da sua componente religiosa, destaca-se pela sua animação musical e pela sua boa gastronomia.
Para acompanhar o jantar, o Grupo de Castanholas de Rabo de Peixe, “Os Companheiros”, e a atuação dos “The Code”, pelas 22h00, irá alegrar o convívio de todos os presentes.
Este ano, os “The Code” e Iran Costa, são cabeça de cartaz do Festival Lagoa Bom Porto e irão proporcionar um momento festivo, alegre e gratuito para todos os interessados.
De salientar que, no dia 16 de junho, entre as 10h00 e as 18h00, numa parceria com o Clube Náutico de Lagoa, serão desenvolvidas várias atividades náuticas, sendo que, a abertura do Festival será às 20h00 com as fanfarras do agrupamento de Escuteiros 1290 de Santa Cruz e 798 do Cabouco.
Já no dia 17 de junho, entre as 13h30 e as 17h00, os interessados poderão usufruir de passeios de barcos gratuitos. A habitual Missa Solene em honra de São Pedro Gonçalves Telmo, será às 12h00, seguida da procissão, cortejo marítimo, churrasco e caldo de peixe. A tarde, contará com animação infantil, onde as crianças poderão divertir-se com insufláveis, pinturas faciais alusivas ao mar e atividades piscatórias e com a atuação do palhaço Pezinho. O serão será animado pela atuação da Marcha da Santa Casa da Misericórdia, pelo Som do Vento e do cabeça de cartaz, Iran Costas, às 22h30.
De ano para ano, o Festival Lagoa Bom Porto tem ganho uma importante relevância, tornando-se numa festa religiosa diversificada e apreciada por todos, tanto lagoenses como visitantes oriundos de toda a ilha bem como turistas.
Fonte: Açores 9