Social
Marinha resgata veleiro “MADAME BA” encalhado na costa leste da ilha das Flores

Marinha resgata veleiro “MADAME BA” encalhado na costa leste da ilha das Flores

assistencia veleiro acores_alterada assistencia veleiro acores7

A Capitania do Porto de Santa Cruz das Flores efetuou no passado sábado, dia 30 de julho, o resgate da embarcação à vela “MADAME BA”, de bandeira francesa, que se encontrava encalhada na costa Leste da Ilha das Flores, com dois tripulantes a bordo.

Tendo sido informada por um navegador de recreio local do incidente, a Capitania imediatamente empenhou a embarcação “ Vila Real de Santo António”, com 2 militares e um elemento do quadro do troço do mar a bordo. Chegado ao local, constatou-se que a embarcação havia encalhado após ir à “garra” e ter ficado em seco na Baía da Preguiça, numa praia de calhau rolado.

Sem haver acesso por terra, a única forma de retirar a embarcação seria com recurso a reboque e ajuda da maré. Assim, aproveitando o estofo da maré, em momento de preia-mar, a embarcação e os três elementos da Capitania iniciaram as operações às 19h00, conseguindo colocar a embarcação a flutuar pelas 21h00.

A operação, envolta em algum risco, quer pela excessiva aproximação a terra, quer pelo risco inerente à segurança da própria embarcação sinistrada, foi coroada de sucesso. A embarcação foi depois rebocada para a marina das lajes das Flores  em segurança e com danos mínimos no casco.

Fonte: Autoridade Marítima Nacional

Deixe um Comentário