-
Tecnovia avança para a exploração da Naval Canal na ilha do Pico (vídeo) - 1 dia atrás
-
‘Roadshow’ do programa “Oceano, educar para uma Geração Azul’ a partir hoje em quatro ilhas dos Açores - 1 dia atrás
-
Gualberto Rita afirma que 80% dos 31 barcos da frota atuneira dos Açores estão parados devido aos elevados custos dos combustíveis - 29 Abril, 2022
-
Manuel São João convoca reunião do Conselho Administrativo do FUNDOPESCA - 29 Abril, 2022
-
Adolfo Lima: “O Mar dos Açores tem de ser fundamentalmente governado pelos açorianos” - 11 Abril, 2022
-
Universidade dos Açores quer servir-nos peixe sem o matar (Som) - 11 Abril, 2022
-
Semana das Pescas // Futuro dos Fundos Europeus - 8 Abril, 2022
-
Semana das Pescas // Eurodeputada Maria Graça Carvalho avança possibilidade de ser criado o POSEI Transportes que financie as ligações marítimas com os Açores - 8 Abril, 2022
-
Semana das Pescas // Manuel São João apela ao setor das pescas para remar todo para o mesmo lado - 8 Abril, 2022
-
Semana das Pescas // Única empresa açoriana de aquacultura avança com cultura industrial em 2023 - 7 Abril, 2022

Grupo de Mergulho Forense e Operações Policiais Subaquáticas da Polícia Marítima celebra o 10º Aniversário
Realizou-se no dia 03 de maio, nas instalações da Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, a cerimónia do 10º Aniversário do Grupo de Mergulho Forense e Operações Policiais Subaquáticas da Polícia Marítima (GMF-OPS).
Esta cerimónia, presidida pelo Secretário de Estado da Defesa Nacional, Dr. Marcos Perestrello, contou com a presença do Chefe do Estado-Maior da Armada e Autoridade Marítima Nacional, Almirante António Mendes Calado, do Diretor-geral da Autoridade Marítima e Comandante-geral da Polícia Marítima, Vice-almirante Luís Sousa Pereira, do Vice-presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Dr. Manuel Pisco Lopes, e da Presidente do Concelho de Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, Dra. Lídia Sequeira, bem como outras entidades.
O Grupo de Mergulho Forense e Operações Policiais Subaquáticas da Polícia Marítima é a única força policial no país com capacidade para a investigação em ambientes subaquáticos, ligada a ocorrências que indiciem a prática de crimes, onde a deteção, a recolha e a preservação da prova tem um papel fundamental no âmbito dos processos judiciais.
Este grupo distingue-se, por isso, pela sua preparação e capacidade de intervir em áreas marítimas de particular complexidade, como é o meio subaquático.
Durante a cerimónia, o GMF foi condecorado com a medalha de Serviços Distintos – Grau Ouro, pelo reconhecimento do elevado desempenho deste grupo para o órgão de polícia criminal que integra, contribuindo de forma determinante para garantir a segurança de pessoas e bens. Foi também celebrado um protocolo de cooperação entre a Polícia Judiciária e a Polícia Marítima, oficializando uma estreita ligação já existente, com resultados muito positivos.
Fonte: Autoridade Marítima Nacional