-
Francisco Furtado especialista em transportes diz que lhe faz confusão como se debate o tema na Região - 11 horas atrás
-
Mário Mota Borges garante que serão tomadas as medidas necessárias para garantir bom funcionamento do Porto de Ponta Delgada - 11 horas atrás
-
Governo açoriano lamenta pedido de deputados para fiscalização da nova Lei do Mar - 15 Janeiro, 2021
-
Nova Lei do Mar no Tribunal Constitucional por iniciativa de 38 deputados do PS, PSD e PCP - 15 Janeiro, 2021
-
Secretário Regional do Mar e das Pescas garante grua de dez toneladas para o Porto do Topo de São Jorge - 15 Janeiro, 2021
-
IL/Açores questiona executivo sobre rebocadores do porto de Ponta Delgada - 14 Janeiro, 2021
-
Capitão do Porto da Horta apresenta cumprimentos de despedida em São Roque do Pico - 13 Janeiro, 2021
-
PCP/Açores exige que Fundo Pesca seja um verdadeiro apoio aos pescadores açorianos - 13 Janeiro, 2021
-
Corveta António Enes transporta material para o Farol da Ponta da Barca - 12 Janeiro, 2021
-
Assembleia da República altera bases da política do espaço marítimo e integra ações das ilhas - 12 Janeiro, 2021

Marinha salva Homem que esteve 30 horas na água em alto mar ao largo dos Açores
O navio patrulha oceânico Setúbal resgatou esta madrugada nos Açores, pelas 02h24 (horas locais) um náufrago de nacionalidade Indiana, que caiu ao mar a bordo do navio mercante “UACC Mansouria”. O NRP Setúbal encontra-se em trânsito para Ponta Delgada, local onde o tripulante será desembarcado e transferido posteriormente para observação no hospital Divino Espírito Santo, na ilha de São Miguel.
A Marinha, através do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada (MRCC Delgada), em articulação com o Centro de Coordenação de Busca e Salvamento das Lajes (RCC Lajes), coordenou, desde as 23h35 (horas locais) do dia 12 de abril, uma operação de resgate de um tripulante de nacionalidade Indiana, que caiu ao mar a bordo do navio mercante “UACC Mansouria”, de bandeira das ilhas Marshall, a navegar a cerca de 250 milhas náuticas, mais de 460 km, a sudoeste da Ilha das Flores.
Após o pedido de socorro, foi empenhado de imediato o Navio Patrulha Oceânico Setúbal, o qual se dirigiu à máxima velocidade para a área. Ao entrar na área de operações, o NRP Setúbal assumiu a coordenação dos 11 navios mercantes envolvidos na operação e iniciou as buscas na área atribuída. A definição da área de buscas teve o contributo do apoio do Instituto Hidrográfico, que calculou a deriva, e assim foi possível definir com maior precisão a área de busca em que os meios operaram.
Pelas 02h24 (horas locais) do dia 14 de abril, o NRP Setúbal avistou o náufrago na água, tendo sido resgado de imediato, encontrando-se consciente e estável. O NRP Setúbal encontra-se em trânsito para Ponta Delgada.
Estiveram envolvidos nesta operação o MRCC Delgada, o RCC Lajes, o NRP Setúbal, o Instituto Hidrográfico, uma aeronave C-295 da FAP e os navios mercantes “UACC Mansouria”, “CMA CGM Marseille”, “Vitakosmos”, “Nordseine”, “Manzanillo”, “MSC Lucy”, “TORM Kansas”, “Golar Seal”, “Star Herdla”, “Frontier Sky” e “Callisto”.
Fonte: Marinha Portuguesa