-
Governo açoriano lamenta pedido de deputados para fiscalização da nova Lei do Mar - 15 Janeiro, 2021
-
Nova Lei do Mar no Tribunal Constitucional por iniciativa de 38 deputados do PS, PSD e PCP - 15 Janeiro, 2021
-
Secretário Regional do Mar e das Pescas garante grua de dez toneladas para o Porto do Topo de São Jorge - 15 Janeiro, 2021
-
IL/Açores questiona executivo sobre rebocadores do porto de Ponta Delgada - 14 Janeiro, 2021
-
Capitão do Porto da Horta apresenta cumprimentos de despedida em São Roque do Pico - 13 Janeiro, 2021
-
PCP/Açores exige que Fundo Pesca seja um verdadeiro apoio aos pescadores açorianos - 13 Janeiro, 2021
-
Corveta António Enes transporta material para o Farol da Ponta da Barca - 12 Janeiro, 2021
-
Assembleia da República altera bases da política do espaço marítimo e integra ações das ilhas - 12 Janeiro, 2021
-
COFACO // Paulo Moniz confronta Governo da República com incumprimento da lei - 12 Janeiro, 2021
-
GNR apreende 83 barbatanas de tubarão no Porto de Pesca de Sesimbra - 11 Janeiro, 2021
Na Madeira produtos regionais também abastecem os navios de cruzeiro
A instalação de uma nova empresa que se dedica ao abastecimento de navios cruzeiro no Funchal está a gerar grandes oportunidades de negócio para os produtores da Madeira. De facto, são cada vez mais os produtos regionais a entrar nos circuitos de abastecimento dos navios de cruzeiro que fazem escala no nosso porto do Funchal.
A contribuir para este acréscimo de consumo e notoriedade dos produtos regionais está a Exotik Rainbow Lda (www.exotikrainbow.pt). A operar no mercado regional desde o início de dezembro do ano passado, a Exotik Rainbow dedica grande parte da sua atividade ao fornecimento de produtos alimentares, principalmente frutas e vegetais, aos navios de cruzeiro que escalam o Funchal.
A oportunidade de investimento na RAM por parte da empresa surgiu com a possibilidade de fornecimento no Funchal a alguns navios que estavam a usar outros portos para os seus abastecimentos, principalmente Canárias. A deslocação destes serviços para a RAM, conseguida pela empresa, foi o mote para a instalação na Madeira de uma plataforma logística de importação, compras regionais e comercialização de produtos. O entreposto de frio necessário para desenvolver esta operação está instalado no Parque Industrial da Cancela.
Na opinião de José António Ferreira, responsável pela empresa na Madeira, a adesão da empresa à marca “Produto da Madeira”, interesse demonstrado desde o início da atividade, visa dois pontos essenciais na relação com os clientes, neste caso, os navios. Em primeiro lugar, facultar a estes clientes um produto regional de qualidade e frescura comprovadas e, em segundo, um produto com marca e notoriedade internacional. Por outro lado, esta relação vai também permitir uma maior ligação aos produtores locais, fomentar a produção regional e a comercialização dos seus produtos noutros mercados, que não o tradicional.
Esta é mais uma oportunidade para os produtores regionais comercializarem os seus produtos e, neste caso, num novo segmento de mercado, com elevado potencial de consumo e rentabilidade.
Para tal, a Exotik Rainbow, em conjunto com a SRA, está a estabelecer parcerias com vários produtores regionais, de modo a conseguir garantir os produtos e quantidades que habitualmente comercializa com os seus clientes.
Ainda nas palavras de José António Ferreira, “as expetativas para esta atividade são enormes. A Madeira reúne um conjunto de condições que nos permitem olhar para o futuro com otimismo e consciência de que este é um novo mercado a explorar e que pode trazer à Região e ao seu tecido produtivo mais-valias importantes e novas oportunidades de negócio”.
Fonte: SRA Madeira