-
Tecnovia avança para a exploração da Naval Canal na ilha do Pico (vídeo) - 14 horas atrás
-
‘Roadshow’ do programa “Oceano, educar para uma Geração Azul’ a partir hoje em quatro ilhas dos Açores - 14 horas atrás
-
Gualberto Rita afirma que 80% dos 31 barcos da frota atuneira dos Açores estão parados devido aos elevados custos dos combustíveis - 29 Abril, 2022
-
Manuel São João convoca reunião do Conselho Administrativo do FUNDOPESCA - 29 Abril, 2022
-
Adolfo Lima: “O Mar dos Açores tem de ser fundamentalmente governado pelos açorianos” - 11 Abril, 2022
-
Universidade dos Açores quer servir-nos peixe sem o matar (Som) - 11 Abril, 2022
-
Semana das Pescas // Futuro dos Fundos Europeus - 8 Abril, 2022
-
Semana das Pescas // Eurodeputada Maria Graça Carvalho avança possibilidade de ser criado o POSEI Transportes que financie as ligações marítimas com os Açores - 8 Abril, 2022
-
Semana das Pescas // Manuel São João apela ao setor das pescas para remar todo para o mesmo lado - 8 Abril, 2022
-
Semana das Pescas // Única empresa açoriana de aquacultura avança com cultura industrial em 2023 - 7 Abril, 2022

Madeira tem pela primeira vez corpo de inspetores das pescas
A Região Autónoma da Madeira tem pela primeira vez um corpo de inspetores das pescas. São seis inspetores, duas mulheres e quatro homens, todos com formação superior.
Depois de quase um ano em formação, os inspetores receberam esta quarta-feira, 22 de setembro, os certificados e documentos que os habilitam para o exercício legal das várias competências que lhes estão acometidas pela legislação comunitária, nacional e regional.
São extensas as áreas de intervenção dos inspetores das pescas e aquacultura, percorrendo a captura, descarga, transporte e comercialização, mas também a pesca ilegal, a segurança alimentar, a gestão, conservação e exploração dos recursos vivos marinhos, bem como as quotas de pescado.
Ao longo dos vários meses de formação, os inspetores adquiriram conhecimentos ministrados pela direção de serviços de Inspeção e Controlo, dirigido por Nuno Gouveia, da direção regional do Mar e da própria diretora regional, Mafalda Freitas, mas também o contributo da DGRM (Direção Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos. A inspeção das pescas vai trabalhar em colaboração com a GNR e a polícia marítima.
Fonte: Jornal Económico