Social
Navio patrulha oceânico Viana do Castelo em missão nos Açores

Navio patrulha oceânico Viana do Castelo em missão nos Açores

O navio Patrulha Oceânico Viana do Castelo chegou dia 13 aos Açores, dando início à sua primeira comissão nesta região autónoma, onde realizará missões de patrulha marítima e de salvamento marítimo nos próximos dois meses e meio.

O NRP Viana do Castelo foi o primeiro navio da classe a ser construído nos Estaleiros Navais de Viana do Castelo, sendo idealizado como navio “não combatente” e tem como missão prioritária exercer a autoridade do Estado no mar e realizar tarefas de interesse público nas áreas de jurisdição e de soberania nacional.

No âmbito das tarefas de interesse público o navio exerce ações de fiscalização, proteção e controlo das atividades económicas, científicas e culturais ligadas ao mar, bem como, de proteção dos recursos naturais e defesa do ambiente, através da prevenção e combate à poluição marinha.

O navio tem ainda capacidade para prestar assistência a pessoas e embarcações em perigo, integrando a estrutura de busca e salvamento marítimo e para colaborar com a proteção civil e autoridades civis, em situações de auxílio à população, em caso de catástrofe, calamidade ou acidente.

Foto: ©Marinha Portuguesa

Fonte: Portos de Portugal

Deixe um Comentário