Social
Níveis muito altos de radiação ultravioleta nos Açores

Níveis muito altos de radiação ultravioleta nos Açores

As regiões de Bragança, Faro, Funchal, na Madeira, Lisboa, Penhas Douradas, Sines, Viana do Castelo e Ponta Delgada, nos Açores, apresentam níveis muito altos de radiação ultravioleta, entre os índices 8 e 10.

De acordo com o IM, a incidência de radiação será maior entre as 11:00 e as 15:00 em Bragança, Faro e Penhas Douradas, entre as 12:00 e as 16:00 em Lisboa, Sines, Viana do Castelo e Ponta Delgada, e entre as 12:00 e as 17:00 no Funchal.

Fonte: Açriano Oriental

No caso de índice muito alto, o IM aconselha a utilização de óculos de sol com filtro UV, chapéu, t-shirt, protector solar e guarda-sol bem como evitar a exposição das crianças ao Sol.

A radiação ultravioleta pode causar graves prejuízos para a saúde se o nível de UV exceder os limites de segurança, de acordo com informação disponível no site do IM.

O índice desta radiação apresenta cinco níveis, entre o baixo e o extremo, consoante o índice que chega ao 11.

O IM prevê para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo, temporariamente nublado por nuvens altas nas regiões Centro e Sul, e pequena subida da temperatura máxima no litoral Centro.

Prevê igualmente, a partir da tarde, aumento de nebulosidade mais provável nas regiões do interior com condições favoráveis à ocorrência de aguaceiros e trovoada.

No arquipélago da Madeira prevê períodos de céu muito nublado, apresentando-se pouco nublado nas vertentes voltadas a sul, e aguaceiros fracos nas vertentes voltadas a norte.

Para os Açores, estão previstos períodos de céu muito nublado com boas abertas nos grupos ocidental, central e oriental.

O IM prevê para Lisboa uma temperatura máxima de 30 graus Celsius, para Faro de 27 e para o Porto de 22.

Deixe um Comentário