Social
Nova Iorque: águas mais limpas estão a atrair mais baleias e tubarões

Nova Iorque: águas mais limpas estão a atrair mais baleias e tubarões

O número de baleias-jubarte e tubarões-brancos nas águas costeiras de Nova Iorque e do estado de Nova Jérsia durante este Verão está a aumentar para deleite dos ambientalistas, naturalistas, pescadores e até mesmo dos banhistas.

A quantidade de grandes criaturas marinhas que tem aparecido ao largo da costa da Grande Maçã não era vista há várias décadas e a principal causa para o aparecimento deste número anormal de baleias e tubarões na costa de uma cidade como Nova Iorque são as águas mais limpas.

Segundo Paul Sieswerda, director do Gotham Whale, um grupo de voluntários que monitoriza a vida marinha, as águas mais limpas terão atraído mais peixes e consequentemente mais baleias e tubarões. Sieswerda diz mesmo que é possível ver baleias a alimentarem-se com a silhueta de Nova Iorque como pano de fundo.

A Gotham Whale contabilizou 29 baleias, todas jubarte, nas águas de Nova Iorque desde o início da primavera até ao final de Julho. Juntando o número de baleias avistadas antes desse período e aquelas que provavelmente se avistaram, o número será superior às 43 vistas em 2013, às 25 de 2012 e às cinco de 2011, refere o Guardian.

A limpeza gradual do rio Hudson, que desagua no porto de Nova Iorque, traz agora para o mar nutrientes que estimulam o crescimento de plâncton, que alimenta os peixes e consequentemente as baleias e os tubarões. “O rio costumava não trazer nada além de poluição, mas nos últimos cinco anos água foi ficando mais limpa e mais nutrientes são transportados par ao mar”, indica Sieswerda, sublinhando ainda que também as medidas de protecção e conservação em outras regiões perto de Nova Iorque contribuíram para o aumento do número de cetáceos e tubarões.

Fonte: Sapo Notícias

Deixe um Comentário