Social
Novo comandante da Zona Marítima dos Açores promete atenção à pesca ilegal e ao tráfico

Novo comandante da Zona Marítima dos Açores promete atenção à pesca ilegal e ao tráfico

O novo comandante da Zona Marítima dos Açores (ZMA) afirmou hoje o seu empenho no combate à pesca ilegal na região, bem como ao tráfico de estupefacientes.

“Nortearei o desempenho das minhas funções no sentido de continuar a reforçar a autoridade do Estado no mar, através da fiscalização e do cumprimento da lei, nomeadamente no que concerne ao combate das embarcações não autorizadas em áreas de jurisdição nacional, bem como combater a criminalidade por via marítima e o tráfico de estupefacientes”, declarou Ferreira Seuanes.

Numa cerimónia presidida pelo vice-almirante do Comando Naval, Pereira da Cunha, em representação do almirante chefe do Estado-Maior da Armada e Autoridade Marítima Nacional, o comandante da ZMA, que foi empossado nas instalações do depósito POLNATO, em Ponta Delgada, declarou que está consciente da “elevada exigência” do cargo que passa a desempenhar.

O novo responsável, que assume simultaneamente os cargos de chefe do Departamento Marítimo dos Açores e de Comando Regional da Polícia Marítima, referiu que vai assegurar a prontidão dos meios operacionais, nomeadamente no que concerne ao Centro de Busca e Salvamento Marítimo e às unidades navais que foram atribuídos ao comando da ZMA, para garantir a segurança dos que têm no mar a sua forma de subsistência e atividades de lazer.

Ferreira Seuanes pretende “consolidar o processo de melhoria” da estrutura organizacional do comando da ZMA iniciado pelo seu antecessor, para “contribuir de forma significativa para o cumprimento eficaz e eficiente” das missões.

O comandante quer que a estrutura marítima dos Açores se mantenha “continuamente adaptada a uma envolvente em constante evolução”, apesar do “contexto restritivo” que se atravessa, a par das vicissitudes da descontinuidade territorial e da grande dimensão do espaço marítimo da região.

Coelho Cândido, que após 17 meses cessou funções como comandante da ZMA, considerou ser “cada vez mais importante assegurar uma efetiva capacidade de vigilância, controlo e resposta a ameaças e emergências complexas” nos Açores, localizados no centro do vasto espaço marítimo nacional.

Na cerimónia de tomada de posse participaram várias entidades civis e militares da ilha de São Miguel.

Foto: © Marinha Portuguesa

Fonte: Açores 9

Deixe um Comentário