-
Família com covid-19 vítima de intoxicação tratada em câmara hiperbárica da Marinha - 19 Janeiro, 2021
-
Fragata Vasco da Gama comemora 30 anos ao serviço da Marinha e de Portugal - 19 Janeiro, 2021
-
Salvas 54 vidas no mar dos Açores em 2020 - 19 Janeiro, 2021
-
Reposição de combustível no Corvo gera discordâncias entre o governo e a EDA - 19 Janeiro, 2021
-
Lara Martinho defende desburocratização dos fundos europeus de pesca - 19 Janeiro, 2021
-
Vende-se jangada para 6 pessoas com suporte por 650 euros - 19 Janeiro, 2021
-
Francisco Furtado especialista em transportes diz que lhe faz confusão como se debate o tema na Região - 18 Janeiro, 2021
-
Mário Mota Borges garante que serão tomadas as medidas necessárias para garantir bom funcionamento do Porto de Ponta Delgada - 18 Janeiro, 2021
-
Governo açoriano lamenta pedido de deputados para fiscalização da nova Lei do Mar - 15 Janeiro, 2021
-
Nova Lei do Mar no Tribunal Constitucional por iniciativa de 38 deputados do PS, PSD e PCP - 15 Janeiro, 2021
SATA reforça ligações para o Faial aos fins de semana após críticas
A SATA vai reforçar as ligações aéreas para a Horta aos fins de semana, com mais dois voos inter-ilhas ao sábado e dois ao domingo, anunciou hoje o secretário regional do Turismo e dos Transportes.
Na prática, trata-se de uma reposição – a partir de 21 de novembro – de voos que tinham desaparecido neste inverno, em relação ao anterior, gerando críticas na ilha do Faial, que tem a Horta como único concelho.
Atualmente, com as mudanças feitas este ano, passam pelo aeroporto da Horta um voo ao sábado e outro ao domingo, no âmbito da ligação Ponta Delgada-Terceira-Horta-Terceira-Ponta Delgada.
Agora, além de manter este voo, a infraestrutura vai voltar a receber, em cada um destes dias, uma ligação direta a partir de Ponta Delgada e outra com passagem em várias ilhas que inclui as Flores (antes e depois do Faial).
Vítor Fraga falava aos jornalistas no final de uma reunião realizada na Horta, a pedido do presidente da Câmara Municipal, José Leonardo Silva, que já tinha manifestado o seu desagrado pela redução de voos prevista no horário de inverno da companhia aérea açoriana em relação à ilha do Faial. Já estava em vigor
“Concluiu-se pela necessidade de reforçar as ligações com a Horta ao fim de semana, passando de um para três voos [por dia] e dando ligação direta às Flores”, explicou o governante, acrescentando que haverá também alterações nas ligações entre a Horta e a ilha do Corvo dois dias por semana.
No seu entender, estas alterações permitem “melhores condições de mobilidade para todos os açorianos” e vêm dar resposta às críticas feitas por diversas autarquias e pelos empresários locais.
“Naturalmente que estamos sempre dispostos para avaliar aquilo que está menos bem e corrigir”, esclareceu Vítor Fraga, recordando que este foi o primeiro ano em que estão em vigor as novas obrigações de serviço público no transporte aéreo inter-ilhas.
À saída do encontro, José Leonardo Silva manifestou a sua satisfação pelo anúncio, que considerou ser “positivo”.
“Era necessário este reforço, no sentido de reforçar também a nossa ligação à ilha das Flores, ao fim de semana”, sublinhou o autarca socialista, lembrando que esta solução vem de encontro às reivindicações do município.
“Com estes três voos, é possível reforçar a mobilidade e também reforçar um equipamento de grande importância que temos no Faial, que é o Hospital da Horta, que é um hospital central para as ilhas das Flores e do Corvo”, insistiu José Leonardo.
Além da Câmara Municipal, a Assembleia Municipal da Horta e a Câmara do Comércio e Indústria da Horta já tinham manifestado publicamente o seu desagrado pela redução de viagens previstas no horário da SATA aos fins de semana para a ilha do Faial.
Fonte: Açores 9