-
Artur Lima exige e consegue suspensão da proposta das Obrigações de Serviço inter-ilhas - 16 Abril, 2021
-
José Manuel Bolieiro é o novo Vice-Presidente da Comissão das Ilhas da Conferência das Regiões Periféricas Marítimas - 16 Abril, 2021
-
Ministro do Mar e Secretária de Estado das Pescas inauguram Centro Biomarinho da Nazaré - 16 Abril, 2021
-
Ricardo Serrão Santos visita Navio de Investigação Mário Ruivo - 16 Abril, 2021
-
Embalamento de lapas instalado na nova lota do Funchal - 15 Abril, 2021
-
A tragédia do Titanic alguma vez passa pela cabeça de um passageiro num cruzeiro? - 15 Abril, 2021
-
Projecto de segurança contra incêndios está a atrasar Escola do Mar dos Açores - 15 Abril, 2021
-
A tradição do mergulho para a apanha de pérolas no Dubai - 12 Abril, 2021
-
Oito instituições assinam acordo para constituição do Observatório do Atlântico - 11 Abril, 2021
-
Conferência sobre Transportes reforçou cooperação entre as regiões da Macaronésia - 11 Abril, 2021

GNR apreende mais de 100 quilos de pescado na ilha de São Jorge
O Comando Territorial dos Açores, através do Posto Territorial de Velas, no dia 8 de março, apreendeu cerca de 108 quilos de pescado por desrespeito das regras de captura, na ilha de São Jorge.
No âmbito de uma ação de fiscalização, os militares da Guarda detetaram, na Marina das Velas, uma embarcação de pesca lúdica que detinha a bordo cerca de 108 quilos de lulas (Loligo vulgaris). No decorrer da ação, os militares constataram que houve um excesso de captura desta espécie, uma vez que a sua pesca lúdica não pode exceder os 7,5 quilos, procedendo-se assim à apreensão do pescado.
Foi identificado um homem de 47 anos, tendo sido elaborado um auto de contraordenação por pesca de quantidade superior à permitida por lei.
O pescado apreendido, depois de submetido à verificação higiossanitária, foi entregue a várias instituições de solidariedade social.
A GNR relembra que os recursos marítimos devem ser explorados de modo a garantir, a longo prazo, a sustentabilidade ambiental, económica e social da pescaria, dentro de uma abordagem de precaução, definida com base nos dados científicos disponíveis, procurando-se simultaneamente assegurar os rendimentos da pesca aos seus profissionais.