-
Procissão e Cortejo Náutico Nossa Sra da Guia na cidade da Horta - 30 de Julho, 2024
-
Fecho da quota de pesca de Atum-Patudo - 8 de Maio, 2024
-
Aviso de fecho da quota de bycatch de Atum Rabilho - 8 de Maio, 2024
-
Capturas acessórias de atum patudo - 26 de Abril, 2024
-
Restrições ao exercício da pesca dirigida ao atum-patudo - 26 de Abril, 2024
-
Fecho da quota de Atum Rabilho - 18 de Abril, 2024
-
Pescadores dos Açores estão preocupados com novas áreas marinhas protegidas e pedem revisão - 31 de Agosto, 2023
-
Semana do Mar 2023: Cortejo Náutico Nossa Senhora da Guia - 4 de Agosto, 2023
-
Fecho da quota do Espadarte - 7 de Junho, 2023
-
Fecho da pesca de Atum Patudo - 2 de Junho, 2023
O Açoriano João Aguiar Machado é o novo Director-Geral do Mar da União Europeia
Por decisão de ontem do Presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, o açoriano João Aguiar Machado, até agora Director Geral dos Transportes, é a partir do dia 1 de Setembro o novo Director Geral dos Assuntos do Marítimas e da Pesca da Comissão Europeia.
Esta nomeação de João Aguiar Machado integra-se numa remodelação da Comissão Europeia decidida por Jean-Claude Juncker.
A Vice-Presidente da Comissão, Kristalina Georgieva, responsável pelos Recursos Humanos e Orçamento, disse que a nova equipa é constituída por “talentosos e experientes profissionais, que irão trabalhar em estreita colaboração com os líderes políticos para cumprir as prioridades da Comissão Juncker – as pessoas certas no lugar certo, no momento certo. E eu estou fortemente empenhado em trazer a quota de gerentes do sexo feminino para 40% até o final deste mandato”.
A decisão de ontem envolveu dois tipos de movimentos entre a equipa de administração sénior actual de 33 Directores-Gerais, 36 Vice-Directores-Gerais e quatro Hors Classe Advisers.
O Secretário do Mar, Ciência e Tecnologia, Fausto Brito e Abreu, considerou esta nomeação, numa declaração exclusiva ao ‘Correio dos Açores’ “uma boa notícia para Portugal e para os Açores, dada a relevância estratégica das políticas marítimas para o País e a Região”.
Sendo açoriano, afirma Fausto Brito e Abreu, João Aguiar Machado “conhecerá os constrangimentos que as regiões ultraperiféricas, como os Açores, têm de enfrentar no contexto europeu”.
Adianta que, “sem prejuízo de continuar a ser um funcionário da Comissão Europeia, e de defender os interesses da União em primeira linha, estou convencido de que terá especial sensibilidade para entender os impactos sócio-económicos que algumas medidas comunitárias têm na Região, e alguns dos desafios da aplicação de regulamentos comunitários em regiões insulares periféricas”.
“Espero também”, concluiu o governante açoriano, que como Director Geral assegure que a DG MARE “continua a dedicar atenção às questões relacionadas com a sustentabilidade dos recursos marinhos e o desenvolvimento de áreas emergentes da economia do Mar, como a aquacultura e a biotecnologia marinha”.
O eurodeputado eleito pelo PS ao Parlamento Europeu, Ricardo Serrão Santos, também já reagiu a esta nomeação. “Congratulo o açoriano João Aguiar Machado pela sua nomeação como Director-Geral para o Mar da Comissão Europeia. É uma nomeação que resulta da sua extraordinária competência, demonstrada ao longo de uma longa carreira internacional e em instituições Europeias. Um abraço de parabéns”, sublinhou.
Serrão Santos congratulou também Lowry Evans “pelo trabalho que desenvolveu na DG MARE”.
“A relação entre a Europa e o seu mar mudou para muito melhor nos últimos anos e isso é, em grande parte, sua responsabilidade”, sublinhou.
Curriculum de João Aguiar
João Aguiar Machado foi, até agora, Director Geral da Mobilidade e Transportes da Comissão Europeia.
De Janeiro de 2009 a Abril 2014 foi Vice-Diretor-Geral, para os serviços, o investimento, propriedade intelectual, compras governamentais, as relações comerciais bilaterais com a Ásia, África e América Latina, a DG TRADE.
De Setembro de 2007 a Dezembro de 2008 foi Director-Geral adjunto encarregado da Ásia e na América Latina, DG RELAÇÕES EXTERNAS.
De Janeiro de 2007 a Setembro 2007 foi Director, para o comércio de serviços e investimentos, relações comerciais bilaterais com as Américas e no Extremo Oriente, DG Comércio.
De Abril 2004 a Dezembro de 2006 foi Director, para o comércio de serviços e investimentos; agricultura, SPS; desenvolvimento sustentável. Relações comerciais bilaterais com a China, DG TRADE. Entre outros cargos, de Maio 1985 a Novembro de 1985 esteve Fundo Monetário Internacional, Câmbio e Comércio Departamento de Relações, Washington DC, EUA.
Tem o Mestrado em Economia Internacional e Finanças, Instituto Superior de Economia, Lisboa, tirado entre 1978 e 1983. Nos anos de 1983 e 1984 obteve o Diploma de Estudos Avançados sobre a integração europeia, Faculdade de Europa, Bruges, Bélgica.
Fonte: Correio dos Açores