-
Governo dos Açores recebeu relatório COOL Açores, com propostas para oceano limpo e saudável - 23 Maio, 2022
-
Avião cargueiro - 13 Maio, 2022
-
Açores com avião cargueiro no fim do verão - 13 Maio, 2022
-
Encerramento da pesca dirigida ao atum Rabilho - 13 Maio, 2022
-
Tecnovia avança para a exploração da Naval Canal na ilha do Pico (vídeo) - 3 Maio, 2022
-
‘Roadshow’ do programa “Oceano, educar para uma Geração Azul’ a partir hoje em quatro ilhas dos Açores - 3 Maio, 2022
-
Gualberto Rita afirma que 80% dos 31 barcos da frota atuneira dos Açores estão parados devido aos elevados custos dos combustíveis - 29 Abril, 2022
-
Manuel São João convoca reunião do Conselho Administrativo do FUNDOPESCA - 29 Abril, 2022
-
Adolfo Lima: “O Mar dos Açores tem de ser fundamentalmente governado pelos açorianos” - 11 Abril, 2022
-
Universidade dos Açores quer servir-nos peixe sem o matar (Som) - 11 Abril, 2022
O oceano não é um poço sem fundo
Temos publicado recentemente alguns cartoons, porque de vez em quando precisamos de alguns momentos de descontração perante a cada vez mais difícil situação socioeconómica em que vivemos, que nos alertam para o estado dos oceanos onde o lixo está a tomar dimensões preocupantes.
Sobre este assunto julgo ser urgente mudarmos a forma como olhamos e utilizamos os oceanos, estes cartoons demonstram de uma forma muito inteligente o que teremos a curto médio prazo se não alterarmos a nossa forma de desfrutarmos dos oceanos. Há ainda quem pense que o oceano é um poço sem fundo, para onde podemos despejar tudo sem que ele reclame, nada de mais errado.
Este é um tema transversal a toda a sociedade, quer se queira quer não, todos os cidadãos de uma forma direta ou indireta, uns mais do que outros, são afetados por este problema. A forma como nós olhamos o oceano não pode ser só para nos servirmos dele, ele faz parte do nosso mundo, como tal temos o dever de o tratar bem.
Esta Associação ao longo do tempo tem-se preocupado com o tema da poluição dos Oceanos. Tem participado em várias campanhas de limpeza levadas a cabo na nossa Ilha. Também realizamos a travessia entre as Ilhas do Faial e do Pico em jangadas feitas com material reciclado e reutilizado, com indas às escolas para apresentação do projeto mostrando o que se pode fazer com algum lixo, sensibilizando os alunos, que serão as mulheres e os homens de amanhã, para a problemática dos lixos, chamando-os atenção para os perigos da poluição dos oceanos, convidando-os a participar e a fazer a sua própria jangada. Poderão ver aqui algumas fotografias destas travessias.
Gostaria de terminar dizendo uma frase a qual gosto de referir e de ver aplicada todos temos obrigações, todos temos direitos, em relação ao mar tenho a seguinte forma pensar o mar é de todos, todos têm direitos mas todos têm deveres.
Jorge Gonçalves
1 Comentário neste artigo
AÇORMAR
http://lugardoreal.com/video/rabo-de-peixe/