Social
Peixes demersais do banco Condor continuam a ser monitorizados

Peixes demersais do banco Condor continuam a ser monitorizados

Decorreu de 2 a 7 de Outubro a bordo do N/I Arquipélago um cruzeiro no banco Condor, para monitorizar a comunidade de peixes demersais. Para além da recolha de dados sobre as abundâncias das espécies, foram marcados acerca de 700 peixes, dos quais mais de 400 gorazes utilizando marcas tradicionais.

Durante o cruzeiro foi também recapturado um exemplar de boca-negra, na mesma área onde tinha sido marcado em 2009: o peixe, de 37 cm de comprimento total, cresceu cerca de 3 cm em 5 anos.

Nestas campanhas de monitorização que decorrem anualmente no banco Condor, são amostradas várias áreas do banco entre 200 e 1200 metros de profundidade.

O banco Condor encontra-se fechado a pesca demersal desde Junho de 2010, de modo a permitir que a investigação em curso ocorra sem perturbação humana. Desde 2009 que decorre o cruzeiro de monitorização de peixes demersais, para estudar as dinâmicas de recuperação das abundâncias de várias espécies após cessação da exploração. O Condor constitui-se assim como uma área de referência, comparável com outras áreas onde a pesca decorre regularmente, permitindo deste modo aumentar o conhecimento dos efeitos de protecção/exploração sobre os peixes que habitam águas profundas, em particular as espécies com interesse comercial.

Em caso de recaptura de peixes marcados, agradece-se que contactem com o DOP meçam ou pesem o peixe, indiquem o local da captura e enviem a respectiva marca (www.doptags.org). Esta informação é fundamental para o futuro sustentável das pescas na região.

Fotografia: ©ImagDOP/UAz

Fonte: Notícias do DOP

3 Comentários neste artigo

  1. blank

    ENGRAÇADO,..O SR. pescador SABE QUE OS ROAZES COMEM TUDO..SERÁ O SR. pescador UM BIÓLOGO QUE ESTEVE EM MISSÃO NO NAVIO “ARQUIPÉLAGO” OU SERÁ QUE É PESCADOR E TEVE ESSA EXPERIÊNCIA PRÓPRIA???..INTERESSANTE!

    Responder
  2. blank
    ZE PESCADOR

    OS ROAZES E OUtROS MEMtIROSOS…

    Responder
  3. blank
    pescador

    perda de tempo os ROAZ comem tudo

    Responder

Deixe um Comentário