-
Procissão e Cortejo Náutico Nossa Sra da Guia na cidade da Horta - 30 de Julho, 2024
-
Fecho da quota de pesca de Atum-Patudo - 8 de Maio, 2024
-
Aviso de fecho da quota de bycatch de Atum Rabilho - 8 de Maio, 2024
-
Capturas acessórias de atum patudo - 26 de Abril, 2024
-
Restrições ao exercício da pesca dirigida ao atum-patudo - 26 de Abril, 2024
-
Fecho da quota de Atum Rabilho - 18 de Abril, 2024
-
Pescadores dos Açores estão preocupados com novas áreas marinhas protegidas e pedem revisão - 31 de Agosto, 2023
-
Semana do Mar 2023: Cortejo Náutico Nossa Senhora da Guia - 4 de Agosto, 2023
-
Fecho da quota do Espadarte - 7 de Junho, 2023
-
Fecho da pesca de Atum Patudo - 2 de Junho, 2023
Pescadores apreensivos com intenção do governo de acabar com subsídio ao gasóleo
O Sindicato dos Trabalhadores da Pesca do Sul (STPS) revelou que os pescadores e armadores algarvios estão apreensivos face à intenção de o governo acabar com o subsídio ao gasóleo para as embarcações de pesca.
A situação foi analisada na passada quinta-feira, num plenário com pescadores, realizada na lota de Olhão, no qual marcaram presença pequenos e médios armadores.
Em comunicado, os pescadores e armadores sublinham que acabar com o subsídio ao gasóleo para as embarcações de pesca representaria “a machadada final no setor”.
Outro problema que preocupa os pescadores e armadores é o facto de o governo estar em vias de concretizar a proibição do embarque de pescadores reformados como não marítimos, para desempenharem as funções de observadores de pesca, técnicos de preparação de pescado e técnicos de preparador de artes de pesca.
A concretizar-se, frisa o sindicato em comunicado, a medida “causaria a paralisação de um considerável número de embarcações”.
A “repressão e excesso de zelo” das autoridades marítimas na fiscalização aos pescadores; a “discriminação” devido à proibição da utilização do caranguejo como isco vivo na captura do polvo; e a possível alteração dos critérios de licenciamento com prejuízos para os pescadores e armadores, foram outros dos problemas discutidos no plenário de pescadores e armadores.
O sindicato sustenta que a greve geral da próxima quinta-feira, 27, “representa a oportunidade para que se faça ouvir o descontentamento” que reina no seio da classe.
“Só unidos serão capazes de mostrar a este governo que ele e as suas políticas estão a mais e que se devem ir embora”, conclui o STPS.
Fonte: Diário Online in ANOPCERCO
5 Comentários neste artigo
pescador
pescador coutadinhos men a LOTA…PAGA PAGA o pescado,,,,,,,tenham VERGONHA,na cara…..
pescador
estupido não sabe o diz
Chisto
Apoiado sr.Pescador Procupado
Anónimo
já devia ter acabado a mais tempo subsídios para barcos de turismo para quedas passeios as grutas etc. onde ganham aos milhões.
tantinhos dos pescadores não ganham nada venham trabalhar para terra parra ver o que e melhor
quanto mais choram mais ganham
Pescador Procupado
Eles que venham cá com estas políticas de acabar com o subsidio de gasóleo, depois veremos quem tem mais prejuízo! Pra começar só digo os estivadores fizeram greve deu milhões de prejuízo ao governo como todos sabemos, agora imaginemos os barcos de pesca a fecharem as entradas de todos os portos e já não entra nem sai nenhum navio, ai iremos ver a força do governo.Todos unidos minguem nos para.PS a situação do sr brilhante ainda esta por resolver e já andamos meses nisso era mais que altura de alguém meter a mão a isso ou ainda alguém vai precisar e não vai haver minguem do outro lado da linha…..