Social
Pescadores discordam do encerramento do banco Condor (vídeo)

Pescadores discordam do encerramento do banco Condor (vídeo)

O banco submarino Condor vai estar encerrado à atividade da pesca demersal por mais três anos, o que não é pacífico na comunidade piscatória.

A APEDA Associação de Produtores de Espécies Demersais esteve contra a decisão, enquanto a federação de pescas, apesar de discordar, deu parecer favorável à decisão de manter o banco encerrado, tomada pelo governo regional.

Os pescadores criticam, também, uma alinea da lei que proíbe que o Condor seja atravessado durante a noite.

Por seu turno, o governo regional promete aumentar a fiscalização, perante notícias que apontam para pesca ilegal no Condor.

Fonte: RTP Açores

5 Comentários neste artigo

  1. blank
    jovem pescador

    Lá que deu certo fexarem o banco deu…. é cada uma barcada de chernes e gorazes que chega a lota do faial… esses senhores secretarios e cientistas que vao mas é tratar de coisas importantes e deixem trabalhar quem quer! tao os pescadores a passar fome e peixe aos montes no condor… mas nao se apanha que é para os senhores estudarem… por mim tudo bem desde que nos pagem a nos pescadores um ordenado menssal que igual aos que pagam a quem anda la a brincar aos estudinhos dos peixinhos… devimos era ir todos pra la pescar!

    Responder
  2. blank
    Tanta Água........................ .

    Peço desculpa, mas não concordo, não é o facto de só ter dois comentários, que esteja tudo dito, muito haveria ainda para dizer sobre este assunto.
    No meu ponto de vista julgo que o que se passou naquela reunião foi muito mau para ser verdade.

    Responder
  3. blank
    pescador

    com apenas 2 comentários tá tudo dito,bem haja

    Responder
  4. blank
    José Pereira

    Senhor Secretário, alguns pescadores abandonaram a sala mas não foi por terem capturado menos peixe o ano passado, mas sim porque os senhores já traziam a decisão tomada de manter o banco fechado antes de terem sequer ouvido a opinião e dialogado com os presente, é por não ter havido discussão no bom sentido (dialogo)que nos viemos embora falo por mim.
    Que sirva de emenda aos responsáveis, os pescadores do Faial pensão pela sua cabeça e não vão atrás de foguetes.

    Responder
  5. blank

    SR.JORGE GONÇALVES, PERMITA-ME QUE DIGA QUE ACHO A POSIÇÃO ALGO”MANSA”….É PRECISO MAIS “BARULHO” E QUEM SABE MAIS ALGUMA ACÇÃO MUSCULADA.O FECHO DO BANCO CONDOR AFETOU SOBREMANEIRA ESPECÍFICA OS PESCADORES DA ILHA DO FAIAL E DO PICO COMO NÃO ACONTECEU NAS OUTRAS 7 ILHAS DOS AÇORES.DESDE O INICIO ACEITOU-SE MUITO PACIFICAMENTE TAL DECISÃO….NA MINHA OPINIÃO HÁ LUGAR À INVESTIGAÇÃO, COMO TAMBÉM TEM DE HAVER LUGAR A UMA REDUÇÃO DE CAPTURAS PARA MANUTENÇÃO FUTURA DE ALGUMAS ESPÉCIES, NO ENTANTO PENSO QUE AS CONTRAPARTIDAS DESTAS DUAS ILHAS NUNCA FORAM ASSEGURADAS.COMO DIZ O INVESTIGADOR GUI MENEZES, ISTO É UMA PEQUENA FATIA NO IMENSO MAR DOS AÇORES, POR AI VÊ-SE QUE OS UNICOS BARCOS EM QUE ELE ANDOU, OU FORAM CIENTÍFICOS OU ENTÃO DE LAZER…JÁ PENSOU SR.GUI OS PEQUENOS PESCADORES QUE PESCAVAM POR ALI AGORA IREM NAS SUAS LANCHINHAS PARA AS 100 MILHAS??…PENSE UM BOCADINHO ANTES DE DIZER TAMANHA ASNEIRA.

    Responder

Deixe um Comentário