Social
Portos dos Açores na maior feira de cruzeiros mundial

Portos dos Açores na maior feira de cruzeiros mundial

Os portos dos Açores, de Leixões, de Lisboa, da Madeira, de Portimão e de Setúbal estiveram presentes na Seatrade Cruise Global, a maior feira de cruzeiros a nível internacional, que decorreu Fort Lauderdale, na Flórida, nos Estados Unidos da América. O porto de Setubal integrou pela primeira vez o stand de Portugal neste evento estando actualmente a trabalhar na preparação da oferta portuária e turística para muito em breve receber os primeiros navios, refere o site www.transportesemrevista.com.

No evento, que reuniu o ‘trade’ do sector de cruzeiros, nomeadamente companhias de cruzeiros, destinos, estaleiros e empresas fornecedoras dos mais diversos equipamentos e serviços, participaram cerca de 800 expositores de 93 países, e mais 11 mil visitantes profissionais.

Esta participação, apresentada no stand de Portugal com 56m2, insere-se numa estratégia de promoção conjunta dos Açores, de Leixões, de Lisboa, da Madeira, de Portimão e de Setúbal contribuindo para o reforço do posicionamento de Portugal enquanto destino de cruzeiros.

Recorde-se que em 2015 passaram pelos portos portugueses 1,3 milhões de passageiros de cruzeiro, o maior número de sempre, ultrapassando, assim, os 1,15 milhões de turistas que visitaram Portugal por navio de cruzeiro em 2014, o que corresponde a um crescimento de 15 por cento, e para o qual contribuíram todos os destinos. Este número traduz os passageiros recebidos em Viana do Castelo, Leixões, Figueira da Foz, Cascais, Lisboa, Portimão, Porto Santo, Açores e Funchal, tendo este último porto liderado a nível nacional com um total 578.492 passageiros.

À semelhança do ocorrido nos passageiros, verificou-se, também, um crescimento de 11 por cento do número total de escalas de navios de cruzeiro, e o maior número de sempre – 893 contra as 807 contabilizadas em 2014. O porto do Funchal, com 308, foi o que registou o maior número de escalas.

Os portos nacionais congratulam-se, assim, pela excelência destes resultados que demonstram o forte empenho que têm colocado na promoção conjunta de Portugal enquanto destino de cruzeiros.

Para 2016, e caso as previsões se confirmem, a atividade de cruzeiros nos portos nacionais registará novos recordes, com crescimentos quer ao nível dos passageiros quer em termos de escalas.

Fonte: Correio dos Açores

Deixe um Comentário