-
Procissão e Cortejo Náutico Nossa Sra da Guia na cidade da Horta - 30 de Julho, 2024
-
Fecho da quota de pesca de Atum-Patudo - 8 de Maio, 2024
-
Aviso de fecho da quota de bycatch de Atum Rabilho - 8 de Maio, 2024
-
Capturas acessórias de atum patudo - 26 de Abril, 2024
-
Restrições ao exercício da pesca dirigida ao atum-patudo - 26 de Abril, 2024
-
Fecho da quota de Atum Rabilho - 18 de Abril, 2024
-
Pescadores dos Açores estão preocupados com novas áreas marinhas protegidas e pedem revisão - 31 de Agosto, 2023
-
Semana do Mar 2023: Cortejo Náutico Nossa Senhora da Guia - 4 de Agosto, 2023
-
Fecho da quota do Espadarte - 7 de Junho, 2023
-
Fecho da pesca de Atum Patudo - 2 de Junho, 2023
Portugal devia apostar no mar, mas faltam marinheiros
Os cursos para marinheiro têm uma taxa de empregabilidade de quase 100% e, em Portugal, não há candidatos para os cargos, conta o Jornal de Notícias. O fim dos subsídios aos armadores que recebiam estagiários poderá ser uma das causas do problema, de acordo com a mesma publicação.
São muito menos os que se candidatam aos cursos de marinheiros desde 2012, quando se pôs fim aos subsídios dos armadores que recebiam estagiários, deixando muitos recém-licenciados sem poder embarcar para obter a carta de oficial.
De acordo com o reportado pelo Jornal de Notícias, o proprietário da Douro Azul, por exemplo, procura comandantes e chefes de máquinas para a tripulação de dois navios que vão começar a operar na Amazónia em 2016, mas está a ter dificuldades.
Quando os recém-licenciados terminam os cursos, precisam de um ano de estágio para conseguir a carta de oficial e poder embarcar, no caso dos pilotos. No caso dos engenheiros de máquinas, seis meses depois. No entanto, da marinha mercante restam apenas “cerca de 15 navios”, refere o diretor da Escola Superior Náutica Infante D. Henrique (ENIDH) à mesma publicação.
“Não há falta de emprego, é muito bem remunerado. Portugal devia apostar no mar. Historicamente, sempre que o país cresceu foi quando investiu em viagens marítimas”, acrescentou o mesmo responsável.
Fonte: Notícias ao Minuto