-
Pequeno almoço para armadores, mestres e pescadores no Porto da Horta - 20 horas atrás
-
Cooperativa de Pesca Açoriana abre peixaria em Lisboa com peixe fresco a preços acessíveis - 14 Fevereiro, 2019
-
Grupos de Ação Local da Pesca começam a abrir candidaturas para projetos em comunidades costeiras nos Açores - 14 Fevereiro, 2019
-
Berta Cabral: Instalação de radares meteorológicos é “urgente” nos Açores - 29 Janeiro, 2019
-
Rolls-Royce e Finferries mostraram ao mundo o primeiro ‘ferry’ autónomo em acção - 29 Janeiro, 2019
-
São Jorge: Inaugurado novo Porto Comercial de Velas orçado em 23 milhões de euros - 28 Janeiro, 2019
-
Gui Menezes faz balanço “muito positivo” do setor das pescas em São Jorge - 28 Janeiro, 2019
-
Audição Pública da Federação das Pescas dos Açores no Parlamento Europeu - 28 Janeiro, 2019
-
Governo dos Açores avança de imediato para a construção do Terminal de Passageiros em São Roque do Pico - 21 Janeiro, 2019
-
Terminal de Cruzeiros de Lisboa finalista do Prémio de Arquitetura Contemporânea da União Europeia - 18 Janeiro, 2019
Primeira reunião do projecto da WWF ‘Co-Pesca’ apresentou a co-gestão como solução para as pescarias de eixo Peniche/Nazaré
“A 1ª reunião do projecto da WWF ‘Co-Pesca’ teve dois objectivos: por um lado apresentar o projecto complementado com outros casos de co-gestão e por outro colocar os stakeholders presentes a trabalhar nos casos de estudo previamente identificados.
Esta reunião que teve a presença de 32 participantes representantes de variadas instituições iniciou-se com uma apresentação do trabalho da WWF em Portugal pela Ângela Morgado, bem como as boas vindas da parte do Sérgio Leandro, sub-director da ESTM. De seguida, o projecto foi apresentado sumariamente por Rita Sá da WWF Portugal. O caso da co-gestão da pesca de enguia de areia na Catalunha foi apresentado por Maurício Pulido (ver caixa de texto), tendo sido este reforçado de seguida por José Luis Ríos da WWF Espanha, com outros casos de co-gestão de pescarias espanholas acompanhadas pela WWF.
A 2ª parte da reunião decorreu com os trabalhos dos participantes sobre os casos de estudos previamente identificados no eixo Peniche-Nazaré. Cada caso estudo tinha uma mesa com um respectivo facilitador e relator, acrescentando-se ainda uma mesa para sugestões de casos de estudo. Os presentes foram convidados a escolherem duas mesas para trabalharem.
A sessão foi encerrada com a presença dos Presidentes das Câmaras Municipais da Nazaré e Peniche, Walter Chicharro e António Correia, respectivamente, que salientaram a importância que a co-gestão poderá ter para as pescarias locais.
Prevê-se que os trabalhos continuem a ser desenvolvidos com os casos de estudos que apresentem resultados consistentes para a continuação de um processo de cogestão com o envolvimento dos stakeholders identificados.
Queremos ainda agradecer à ESTM pela cedência do espaço, bem como por toda a disponibilidade em apoiar a nossa iniciativa.”
Foto: © Marta Barata/WWF Portugal
Fonte: PONG-Pesca