Social
Produção de ovos de salmão transgénico: Ambientalistas processam governo canadiano

Produção de ovos de salmão transgénico: Ambientalistas processam governo canadiano

Duas associações ambientalistas processaram o governo canadiano por ter autorizado a produção de ovos de salmão transgénico por uma empresa dos EUA. Os ecologistas alegam que o projeto implica um elevado risco de contaminação genética das populações de salmão do Atlântico selvagens que não foi devidamente avaliado, noticia o Guardian.

Em causa está o fabrico de ovos de salmão pela AquaBounty Technologies que pretende enviá-los para o Panamá onde produzirão salmões que a empresa espera vir a conseguir comercializar nos EUA e Canadá.

O processo foi instaurado pelas organizações e Ecology Action Centre e Living Oceans Society que consideram que não foram dadas suficientes garantias da segurança dos procedimentos a implementar para a produção de ovas de salmão geneticamente modificado em cativeiro:

“Achamos que as medidas para evitar a mistura com o salmão do Atlântico selvagem são desadequadas e, quando houver contaminação genética, o salmão selvagem estará perdido para sempre”, afirmou Mark Burtler, do Ecology Action Centre. “Seria uma gigantesca experiência em direto e desconheceríamos as consequências”.

Segundo o Guardian, os ambientalistas acusam o governo de atribuir uma licença mais ampla do que a que resultaria do processo de avaliação que levou a cabo, considerando que se está a dar abrir um precedente perigoso:

“Este será possivelmente o primeiro peixe geneticamente modificado para consumo humano e é claro que a indústria dos transgénicos quererá ver aprovados outros produtos depois deste”, afirmou Mark Butler.

Fonte: Guardian

 

Deixe um Comentário