-
Procissão e Cortejo Náutico Nossa Sra da Guia na cidade da Horta - 30 de Julho, 2024
-
Fecho da quota de pesca de Atum-Patudo - 8 de Maio, 2024
-
Aviso de fecho da quota de bycatch de Atum Rabilho - 8 de Maio, 2024
-
Capturas acessórias de atum patudo - 26 de Abril, 2024
-
Restrições ao exercício da pesca dirigida ao atum-patudo - 26 de Abril, 2024
-
Fecho da quota de Atum Rabilho - 18 de Abril, 2024
-
Pescadores dos Açores estão preocupados com novas áreas marinhas protegidas e pedem revisão - 31 de Agosto, 2023
-
Semana do Mar 2023: Cortejo Náutico Nossa Senhora da Guia - 4 de Agosto, 2023
-
Fecho da quota do Espadarte - 7 de Junho, 2023
-
Fecho da pesca de Atum Patudo - 2 de Junho, 2023
Projeto Sesimbra é Peixe
A pesca é, sem dúvida, a matriz da vila de Sesimbra. Faz parte da sua história, da sua identidade e das suas gentes. O saber dos homens do mar, e as técnicas artesanais que foram desenvolvendo ao longo dos tempos e ainda mantém, assim como as caraterísticas do seu mar, na confluência de dois estuários – Tejo e Sado – fazem com que o pescado capturado pela frota sesimbrense apresente caraterísticas únicas, reconhecidas há séculos.
Para valorizar as tradições milenares ligadas à pesca em Sesimbra, e sobretudo o seu peixe, considerado um dos melhores do mundo, surgiu, em 2013, o projeto Sesimbra é Peixe, proposto pelo Turiforum, grupo informal de empresários da área do turismo, e promovido pela Câmara Municipal de Sesimbra, em colaboração com os agentes económicos, turísticos e culturais locais.
O objetivo foi desenvolver um produto turístico com forte ligação à história do concelho, que permitisse abordar novos públicos, atrair mais visitantes, envolver a comunidade e, sobretudo, contrariar os movimentos sazonais próprios de um destino de praia, aspeto decisivo para o desenvolvimento do tecido económico local.
A materialização deste conceito num logótipo, que começou a surgir associado a um conjunto de atividades relacionadas com o tema, deu visibilidade ao Sesimbra é Peixe e fez com que em pouco tempo o slogan fosse assimilado e adotado por cidadãos, entidades locais, empresários, comerciantes e pescadores, sempre com um sentimento de orgulho por se tratar da valorização de um produto da sua terra.
Hoje, um ano depois de ter sido criada, a marca Sesimbra é Peixe começa a ganhar notoriedade, tanto no concelho como “fora de portas”, assumindo-se como produto turístico de excelência. Este resultado, fruto do trabalho de vários parceiros que acreditaram no projeto e se associaram ele com propostas e ações, tem contribuído para um aumento gradual da procura do pescado na restauração e nos pontos de venda direta ao público, mas também para dar a conhecer um destino turístico com uma oferta diversificada ligada essencialmente ao mar, à natureza e ao património, objetivos que estiveram na génese do Sesimbra é Peixe.