-
Oito instituições assinam acordo para constituição do Observatório do Atlântico - 12 horas atrás
-
Conferência sobre Transportes reforçou cooperação entre as regiões da Macaronésia - 12 horas atrás
-
Presidente do Triângulo dos Açores defende ligação marítima Velas – São Roque - 9 Abril, 2021
-
CDS-PP continua a defender rede de radares meteorológicos nos Açores - 9 Abril, 2021
-
Manuel São João diz que formação dos pescadores é fundamental para o setor - 9 Abril, 2021
-
Ilídia Quadrado solicita dados atualizados sobre os custos de ampliação do Aeroporto da Horta - 8 Abril, 2021
-
PSD-A quer que a República comparticipe transporte marítimo de carga nos Açores - 8 Abril, 2021
-
Navio holandês em perigo de se virar, parte da tripulação já evacuada - 7 Abril, 2021
-
ESFÉRICA - 7 Abril, 2021
-
Direcção do Ambiente está a proceder ao controlo de gaivotas de patas amarelas no Ilhéu de Vila Franca do Campo - 7 Abril, 2021

Projeto Tuna Route promove a criação de Rota Internacional do Atum
Nos dias 5 e 6 de fevereiro de 2018, realizou-se a reunião de kickoff do projeto TUNA ROUTE, financiado pelo Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e das Pescas (FEAMP) da União Europeia.
A Universidade do Algarve é parceira neste projeto, através da sua Divisão de Empreendedorismo e Transferência de Tecnologia – CRIA, e da Escola Superior de Gestão Hotelaria e Turismo – ESGHT.
Este projeto tem como principal objetivo a criação de rotas internacionais temáticas, centradas no atum rabilho (blue fin tuna, Thunnus thynnus) para o desenvolvimento do turismo na Europa, tornando-a uma referência nesta área. O objetivo é a concentração de sinergias entre as várias áreas do turismo náutico relacionado com o atum, como a aquacultura, desportos aquáticos, pesca recreativa, ciência, cultura e gastronomia.
A reunião teve lugar nas instalações da Câmara de Comércio de Palma de Mallorca, Espanha. No primeiro dia os parceiros foram formalmente apresentados e foram discutidos os vários work packages do programa de trabalhos. No segundo dia, os parceiros tiveram oportunidade de se reunir com stakeholders locais, como representantes da pesca desportiva e armadores, associações de turismo náutico, associações de portos e cientistas, para debater a temática do turismo associado ao atum.
As primeiras atividades do projeto serão a identificação de boas práticas nas regiões da parceria e a constituição de dois conselhos consultivos com especialistas em 1) Sustentabilidade e 2) Desenvolvimento de produto.
Fonte: Universidade do Algarve