-
Procissão e Cortejo Náutico Nossa Sra da Guia na cidade da Horta - 30 de Julho, 2024
-
Fecho da quota de pesca de Atum-Patudo - 8 de Maio, 2024
-
Aviso de fecho da quota de bycatch de Atum Rabilho - 8 de Maio, 2024
-
Capturas acessórias de atum patudo - 26 de Abril, 2024
-
Restrições ao exercício da pesca dirigida ao atum-patudo - 26 de Abril, 2024
-
Fecho da quota de Atum Rabilho - 18 de Abril, 2024
-
Pescadores dos Açores estão preocupados com novas áreas marinhas protegidas e pedem revisão - 31 de Agosto, 2023
-
Semana do Mar 2023: Cortejo Náutico Nossa Senhora da Guia - 4 de Agosto, 2023
-
Fecho da quota do Espadarte - 7 de Junho, 2023
-
Fecho da pesca de Atum Patudo - 2 de Junho, 2023
PS propõe quatro áreas marinhas de restrição temporária de pesca em Santa Maria
O PS entregou hoje ao Governo dos Açores um memorando que defende a criação de quatro áreas marinhas de restrição de pesca em Santa Maria, numa iniciativa que envolve pescadores profissionais e desportivos e empresas de turismo de mar.
O memorando entregue à Secretaria Regional do Ambiente e do Mar defende que esta restrição se prolongue pelo período de dois anos, para permitir a reposição dos ‘stocks’ de pesca e a promoção do turismo subaquático em Santa Maria.
Os signatários do memorando propõem que a pesca seja restrita na Baixa da Pedrinha, na Baixa da Maia, no Ilhéu da Vila e no Baixo do Ambrósio.
Na Baixa da Pedrinha, situada junta à Praia Formosa, a restrição abrangeria uma área num raio de 150 metros do ponto mais baixo, enquanto na Baixa da Maia a restrição à pesca também se refere a um raio de 150 metros.
O memorando propõe ainda que o Ilhéu da Vila seja integrado na Área Protegida para a Gestão de Habitats ou Espécies da Costa Sudoeste, no Parque Natural da Ilha de Santa Maria, e que num raio de 150 metros apenas seja autorizada a apanha de isco vivo.
Relativamente ao Baixo do Ambrósio, as restrições abrangeriam um raio de 50 metros em redor do ponto mais baixo, onde apenas seria autorizada a pesca de salto e vara.
Fonte: RTP Açores