Social
Quatro dezenas de profissionais da pesca frequentaram cursos de formação na Terceira

Quatro dezenas de profissionais da pesca frequentaram cursos de formação na Terceira

O Diretor Regional das Pescas destacou hoje, em São Mateus, na ilha Terceira, a “especial relevância” que a formação profissional representa para o futuro do setor, permitindo “preparar melhor” os pescadores para o trabalho no mar.

Luís Costa falava na cerimónia de entrega de diplomas a 21 novos profissionais que concluíram com aproveitamento o Curso de Pescador, que permite o acesso à inscrição marítima, e a duas dezenas de profissionais que realizaram o exame de acesso à categoria de Arrais de Pesca Local.

O Diretor Regional salientou que as ações formativas no setor das pescas têm abordado questões relacionadas com a segurança a bordo, bem como o manuseamento, a estiva e a conservação de pescado fresco, garantido “uma atualização de conhecimentos dos marítimos”.

“A aposta na formação por parte do Governo dos Açores pretende dignificar a profissão”, sublinhou Luís Costa, defendendo que o acesso à atividade “deve ser criterioso”.

Luís Costa salientou ainda “o modelo descentralizado de formação” promovido pelo Governo dos Açores, que assenta numa equipa de formadores que se desloca às várias ilhas do arquipélago para ministrar os cursos junto das comunidades piscatórias.

“O modelo adotado permite que os pescadores continuem a exercer a sua atividade profissional durante o período de formação, tendo em conta que se realiza em horário pós-laboral”, afirmou.

Este ano estão ainda previstos cursos de formação nas ilhas de São Jorge, Pico e Faial, que darão acesso às categorias de Pescador é de Arrais de Pesca Local.

Fonte: GaCS

3 Comentários neste artigo

  1. blank
    Pescador Preocupado

    horário pós-laboral? desde quando temos horário de trabalho só se for na terceira!

    Responder
    • blank
      Não à vergonha

      Hora vejamos;
      Se contabilizar as horas que passa na taberna e no café, vai ver que até tem um excelente horário pós-laboral, santa paciência.

      Responder
      • blank
        Pescador Preocupado

        o sr ou srª se pensar duas vezes em vez de vir para qui dizer tolices adiantava mais, estes cursos deveriam ser feitos em pleno inverno nao quando começa a fazer bom tempo, e taberna e coisa que nao frequento, talvez deva estar a falar de si….

        Responder

Deixe um Comentário