Social
Radar meteorológico da Terceira // Início da Exploração Operacional

Radar meteorológico da Terceira // Início da Exploração Operacional

O sistema de radar meteorológico de Terceira/Santa Bárbara (T/SB), inicia a exploração em regime operacional hoje, 23 de março de 2021, Dia Meteorológico Mundial, pelas 09:00 UTC.

Trata-se do primeiro sistema de radar Doppler da Banda C, com tecnologia de polarização dupla, instalado na Região Autónoma dos Açores pelo IPMA, suprindo assim uma lacuna observacional na região.

É de salientar a contribuição determinante deste radar nos domínios da previsão do estado do tempo a curto prazo para fins gerais e aeronáuticos, melhorando a capacidade de vigilância meteorológica. A sua importância será relevante não apenas para Portugal, mas também para o continente Europeu, nomeadamente no acompanhamento de depressões (incluindo ciclones tropicais) e outros fenómenos meteorológicos de tempo severo, com impacto direto na salvaguarda de vidas e bens.

O sistema de radar foi instalado em agosto-setembro de 2020, tendo posteriormente passado por um processo de parametrização global dos diversos componentes, testes e diversos ajustamentos, para melhor se adequar às condições de exploração pretendidas. Esta fase decorreu num período de cerca de 6 meses, durante o qual o radar meteorológico esteve em exploração experimental, tendo já apoiado as atividades do Centro de Previsão e Vigilância Meteorológica dos Açores (Observatório Afonso Chaves – Ponta Delgada).

Presentemente, o IPMA explora uma rede de 5 radares meteorológicos, dos quais 3 já dotados de tecnologia de polarização dupla (Arouca, Porto Santo e Terceira) e 2 de tecnologia de polarização simples (Coruche e Loulé). Prevê-se que estes últimos venham a ser, num futuro próximo, objeto de substituição por sistemas equipados com a mais recente tecnologia.

Fonte: IPMA

Deixe um Comentário