Social
Frederico Cardigos deixou cargo em Bruxelas

Frederico Cardigos deixou cargo em Bruxelas

Frederico Cardigos foi exonerado, a seu pedido, do cargo de coordenador do Gabinete de Representação da Região Autónoma dos Açores em Bruxelas.

O despacho de exoneração  foi publicado, ontem, no Jornal Oficial, explicando que esta saída acontece a pedido de Frederico Cardigos.

“O mestre Frederico Abecasis David Cardigos, apresentou o seu pedido de exoneração das funções de Coordenador da Estrutura para a Implementação do Gabinete de Representação da Região Autónoma dos Açores”, refere o despacho assinado pelo presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro. 

Através de uma mensagem, publicada na sua página do Facebook, Frederico Cardigos, justificou a sua saída do cargo em Bruxelas. 

“Por convite do Governo dos Açores, a partir de 2017, passei a desempenhar as funções de coordenador do Gabinete dos Açores em Bruxelas. Depois de mais de três anos nesta posição, chegou o momento de sair. Quero deixar claro que as minhas relações com os membros do atual e do anterior Governo dos Açores foram excelentes. Muito agradeço ter tido a oportunidade de trabalhar com todos e com as suas entusiastas e comprometidas equipas. Levo muitos ensinamentos que utilizarei, se tiver para isso engenho, nas minhas atividades futuras”, indicou. 

Frederico Cardigos revelou que durante os três anos de trabalho em Bruxelas procurou sensibilizar o poder político para os problemas específicos da Região. 

“Foram mais de meio milhar de reuniões e representações oficiais, muito trabalho integrado numa dezena de redes de sensibilização, centena e meia boletins de informação semanal e muitos milhares de mensagens por correio eletrónico. Entre as redes, ênfase natural para a Câmara do Comércio Belgo-Portuguesa onde o Gabinete dos Açores em Bruxelas exerceu o cargo de vice-presidente”, destacou. 

Frederico Cardigos sublinhou ainda o trabalho desenvolvido pela equipa dos Açores, salientando o papel do representante permanente da Federação Agrícola dos Açores, Roberto Pacheco, e, ao longo do tempo, dos estagiários Nuno Lopes, Tiago Cabral, André Mendes, Carolina Torres, António Pacheco e Rodrigo Rodrigues.

“Foi uma equipa tecnicamente perfeita, apaixonada pelos Açores e empenhada em atingir os objetivos da nossa missão”, frisou, acrescentando que  os jovens açorianos devem aproveitar as oportunidades criadas pelo Governo Regional para estagiarem em Bruxelas. 

“Se algum conselho posso dar aos jovens dos Açores é que aproveitem as oportunidades dadas pelo Governo Regional e outras instituições para usufruírem de um período formativo junto das instituições europeias. Para além de poderem verificar, na primeira linha, a ação assente no espírito dos extraordinários valores europeus, voltarão ao arquipélago tecnicamente mais aptos e intelectualmente mais robustos”. 

O Governo Regional dos Açores ainda não indicou nenhum nome para ocupar o cargo de coordenador do Gabinete de Representação da Região Autónoma dos Açores em Bruxelas.

Fonte: Açoriano Oriental / Luís Pedro Silva

Deixe um Comentário