-
Presidente do Triângulo dos Açores defende ligação marítima Velas – São Roque - 1 dia atrás
-
CDS-PP continua a defender rede de radares meteorológicos nos Açores - 1 dia atrás
-
Manuel São João diz que formação dos pescadores é fundamental para o setor - 1 dia atrás
-
Ilídia Quadrado solicita dados atualizados sobre os custos de ampliação do Aeroporto da Horta - 8 Abril, 2021
-
PSD-A quer que a República comparticipe transporte marítimo de carga nos Açores - 8 Abril, 2021
-
Navio holandês em perigo de se virar, parte da tripulação já evacuada - 7 Abril, 2021
-
ESFÉRICA - 7 Abril, 2021
-
Direcção do Ambiente está a proceder ao controlo de gaivotas de patas amarelas no Ilhéu de Vila Franca do Campo - 7 Abril, 2021
-
Governo dos Açores organiza Conferência da Macaronésia dedicada aos Transportes - 6 Abril, 2021
-
Primeiro ferryboat 100% elétrico português - 5 Abril, 2021

Açores participam na primeira reunião da Comissão Instaladora do Observatório do Atlântico
A Comissão Instaladora do Observatório do Atlântico vai reunir pela primeira vez a 16 de março, em Lisboa, num encontro em que os Açores se farão representar por Frederico Cardigos.
Durante esta reunião serão discutidos, entre outros assuntos, a calendarização de plano de trabalhos e o alinhamento com iniciativas complementares ao Observatório do Atlântico.
Esta comissão tem como missão definir as medidas necessárias à criação e operacionalização do Observatório do Atlântico, bem como a apresentação da estimativa dos encargos necessários à instalação e ao funcionamento desta infraestrutura, que será instalada na cidade da Horta.
O Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia salientou as “mais valias” do Observatório do Atlântico para os Açores no que respeita à investigação, monitorização, proteção e exploração sustentável dos recursos do Oceano Atlântico e do mar profundo.
Segundo Gui Menezes, esta infraestrutura poderá ser “uma alavanca muito importante” para o desenvolvimento da economia do mar e da investigação marinha nos Açores.
O Observatório do Atlântico poderá representar “uma oportunidade para um novo impulso na investigação marinha com impacto internacional”, afirmou Gui Menezes, acrescentando que deverá contar “com o envolvimento de centros de investigação regionais, nacionais e internacionais”.
A resolução para a criação da Comissão Instaladora do Observatório do Atlântico foi publicada a 24 de novembro de 2017, em Diário da República, tendo o despacho da nomeação do representante dos Açores nesta comissão sido publicado, em Jornal Oficial, a 24 de janeiro de 2018.
Fonte: GaCS