-
Governo açoriano lamenta pedido de deputados para fiscalização da nova Lei do Mar - 6 horas atrás
-
Nova Lei do Mar no Tribunal Constitucional por iniciativa de 38 deputados do PS, PSD e PCP - 9 horas atrás
-
Secretário Regional do Mar e das Pescas garante grua de dez toneladas para o Porto do Topo de São Jorge - 9 horas atrás
-
IL/Açores questiona executivo sobre rebocadores do porto de Ponta Delgada - 1 dia atrás
-
Capitão do Porto da Horta apresenta cumprimentos de despedida em São Roque do Pico - 13 Janeiro, 2021
-
PCP/Açores exige que Fundo Pesca seja um verdadeiro apoio aos pescadores açorianos - 13 Janeiro, 2021
-
Corveta António Enes transporta material para o Farol da Ponta da Barca - 12 Janeiro, 2021
-
Assembleia da República altera bases da política do espaço marítimo e integra ações das ilhas - 12 Janeiro, 2021
-
COFACO // Paulo Moniz confronta Governo da República com incumprimento da lei - 12 Janeiro, 2021
-
GNR apreende 83 barbatanas de tubarão no Porto de Pesca de Sesimbra - 11 Janeiro, 2021
Direções Regionais das Pescas dos Açores e da Madeira preparam safra de atum para este ano
O Diretor Regional das Pescas afirmou que a próxima safra de atum das embarcações açorianas que operam na Madeira “está a ser preparada com todo o cuidado” para que todas as questões logísticas sejam “devidamente asseguradas”.
Luís Rodrigues, que falava quarta-feira, no Machico, à margem de uma reunião com o Diretor Regional das Pescas do Governo da Madeira e com representantes da Associação de Produtores de Atum e Similares dos Açores (APASA), destacou a importância desta pescaria para o rendimento dos pescadores açorianos.
O Diretor Regional lembrou que a safra de atum das embarcações açorianas que operam em águas madeirenses rendeu 8,5 milhões de euros em 2017, acrescentando que para este ano está prevista a deslocação de cerca de duas dezenas de atuneiros à Madeira.
Um dos principais objetivos deste encontro foi garantir que as questões relacionadas com o abastecimento de combustível, a capacidade de conservação e de armazenamento, bem como a venda e o escoamento do atum, “são devidamente asseguradas”, frisou Luís Rodrigues.
O Diretor Regional destacou “o bom relacionamento e a cooperação” entre as duas regiões autónomas em matéria das pescas, lembrando que o Governo da Madeira autorizou no ano passado que mais barcos açorianos pudessem pescar atum em águas madeirenses.
No âmbito do protocolo entre os governos dos Açores e da Madeira, atuneiros açorianos podem pescar em águas madeirenses, sendo que as embarcações da Madeira que se dedicam à pesca de atum e de peixe espada preto também podem pescar em águas açorianas.
Na reunião realizada quarta-feira na Madeira, Luís Rodrigues apontou a necessidade de apostar na formação dos pescadores no que respeita a práticas de manuseamento a bordo como “uma forma de valorizar ainda mais o atum e atingir segmentos mais altos do mercado”.
A aquacultura foi outro tema debatido neste encontro, tendo o Diretor Regional defendido que, “agora que esta indústria está a arrancar nos Açores, é importante aproveitar a experiência da Madeira” nesta matéria.
Luís Rodrigues referiu ainda que as direções regionais das Pescas dos Açores e da Madeira pretendem acompanhar e implementar um conjunto de iniciativas orientadas para a diversificação da atividade da pesca, recorrendo ao projeto ORFISH.
Este projeto, que envolve as Regiões Ultraperiféricas da União Europeia, resulta de decisão estratégica para a sustentabilidade no âmbito da nova Política Comum de Pescas.
Esta reunião contou com a presença de duas dezenas de armadores açorianos.
Fonte: GaCS